O Premiere vai transmitir todas as partidas da Copa do Nordeste em 2025, desde a fase preliminar, que define os últimos quatro classificados para a fase de grupos, até a grande final, que deve acontecer entre os dias 3 e 7 de setembro. O acordo para transmissão da 22ª edição do torneio foi fechado com o Nosso Futebol, que também transmitirá os jogos a partir do primeiro fim de semana de janeiro.
Os rivais Bahia e Vitória são os maiores vencedores da história da competição, com quatro títulos cada. O Fortaleza, atual campeão, tem três taças e aparece empatado no ranking junto a Ceará e Sport. América-RN, Santa Cruz, Sampaio Corrêa e Campinense têm um título cada.
Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, celebrou o acordo.
— A Globo é um player sempre muito bem vindo ao futebol. Tem uma história com a Copa do Nordeste de outras edições, e em 2025, com cinco clubes representados na Série A, vai se tornar um produto de ainda mais interesse ao público e patrocinadores — afirma o dirigente do atual campeão.
Yuri Romão, presidente do Sport, comentou:
— A Copa do Nordeste é um dos torneios mais importantes da nossa região, agora abrilhantado com a presença de cinco clubes na Série A, e isso reflete neste interesse ainda maior. Isso é engrandecedor, sem contar o fato positivo de presenciar essa pluralidade que estamos vendo nas transmissões esportivas. Para as marcas e empresas, é um atrativo enorme — disse o dirigente do time pernambucano.
A fórmula de disputa da Copa do Nordeste 2025 mantém formato tradicional com quatro fases distintas. Na de grupos, uma mudança: a partir de agora, as oito equipes de cada chave se enfrentarão no mesmo grupo.
Outra alteração foi no cruzamento dos times classificados. Se antes as quartas de final eram desenhadas com duelos entre clubes do mesmo grupo, agora haverá um cruzamento:
1º do A x 4º do B e 2º do B x 3º do A
1º do B x 4º do A e 2º do A x 3º do B
As partidas são disputadas em jogo único, com o mando de campo para a equipe com melhor classificação na fase de grupos. Em caso de empate, a decisão ocorre nos pênaltis.
As semifinais seguem o mesmo formato das quartas de final, com partidas únicas e critérios idênticos para definição dos mandos e desempates.
Já a final é disputada em duas partidas, com o mando de campo no jogo de volta concedido ao time de melhor campanha acumulada em toda a competição. Caso haja empate em pontos e saldo de gols ao fim dos dois jogos, o campeão será definido nos pênaltis.
O torneio começa com a fase eliminatória marcada para os dias 4 e 5 de janeiro. A fase de grupos, vai de 22 de janeiro a 26 de março, com sete rodadas. As quartas de final e semifinais serão em 4 e 9 de junho. A decisão em dois jogos está previamente marcada para 3 e 7 de setembro.
Altos (campeão piauiense)
América-RN (campeão potiguar)
Ceará (campeão cearense)
Confiança (campeão sergipano)
CRB (campeão alagoano)
Sousa (campeão paraibano)
Sport (campeão pernambucano)
Vitória (campeão baiano)
Sampaio Corrêa (campeão maranhense)
Bahia (via ranking da CBF)
Fortaleza (ranking da CBF)
Náutico (via ranking da CBF)
Na primeira etapa da disputa, 16 clubes são divididos em oito confrontos com o posicionamento das equipes de acordo com o Ranking da CBF de 2024 - as partidas são realizadas em jogos únicos, e o time melhor ranqueado como mandante. Quem vencer, avança para a segunda fase; em caso de empate, definição nos pênaltis.
Os oito classificados enfrentam outro jogo único, de mata-mata, com o mesmo sistema de cruzamento. Quem passar, vai à fase de grupos do Nordestão - em caso de empate, a decisão será nas penalidades.
CSA x Barcelona de Ilhéus;
ABC x Maracanã;
Ferroviário x Santa Cruz-RN;
Botafogo-PB x Maranhão;
Santa Cruz x Treze
Juazeirense x Fluminense-PI;
Retrô x Moto Club;
Sergipe x ASA
Fonte: ge PB