Um rito de passagem realizado com êxito. Momento de transição nas vidas dos formandos(as) e materialização de esforços, renúncias e resiliência. A culminância da jornada acadêmica com o fechamento de um ciclo e ao mesmo tempo o começo de um novo tempo com novas perspectivas.
Com esse sentimento, o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VII, localizado na cidade de Patos, entregou à sociedade os novos profissionais de cinco áreas do conhecimento devidamente formados. A solenidade de Colação de Grau do período levito, 2024.2 aconteceu na tarde desta terça-feira (17), no Auditório Celso Furtado, reuniu além dos formandos(as), professores(as), técnicos(as) administrativos(as), familiares e convidados.
A solenidade de Colação de Grau do CCEA começou com a entrada dos(as) estudantes de todos os cursos acompanhados de seus padrinhos ou madrinhas. Em seguida foi a vez da entrada da congregação de professores(as) tendo à frente a diretora do Câmpus VII, professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo e o professor José Ginaldo de Souza Farias, diretor adjunto.
Ao todo, 88 graduandos(as) colaram o grau acadêmico, sendo 48 do curso de Bacharelado em Administração, 22 no de Bacharelado em Computação, dois em Licenciatura em Física e nove em Matemática, além de cinco do curso de Administração Pública e dois do curso de Geografia na Modalidade a Distância (EAD).
Em um dos últimos atos na jornada acadêmica na graduação, antes de colar grau, o concluinte José Carlos Barbosa Leite do curso de Matemática conduziu a leitura do juramento, tendo as suas palavras repetidas pelos demais concluintes.
Mesa formada, formandos e docentes a postos, as atenções se voltaram para a fala do graduando Felipe Vilar Gomes, do curso de Administração, escolhido como orador oficial das turmas. Em sua fala, ele destacou a trajetória acadêmica marcada por desafios, conquistas e lutas. Os percalços ao longo do percurso, segundo ele, foram muitos, tendo o momento mais difícil o período da pandemia da covid-19.
Mesmo nos momentos de provação, ele lembrou que a UEPB não interrompeu as aulas que continuaram funcionando de forma remota, graças à resiliência dos estudantes e a determinação dos(as) docentes, que não mediram esforços para transmitir saber e conhecimentos. As experiências ao longo do curso, conforme destacou o orador, foram marcantes e criaram laços de amizades profundas com espírito coletivo.
Depois as expectativas se voltaram para o discurso do paraninfo geral das turmas, o professor Pedro Carlos de Assis Junior. Inicialmente, ele agradeceu as turmas pela homenagem e lembrou de sua trajetória na UEPB, desde o seu período de graduação até ingressar como docente, há 17 anos. Físico de formação, o professor Pedro procurou fazer uma retrospectiva de sua vida com o propósito de inspirar os(as) graduandos(as) a serem persistentes e buscarem sempre conhecimento como fez há 100 anos o físico norte americano Thomas John Watson.
Posteriormente, foi a vez da pró-reitora de Graduação, Vagda Gutemberg, transmitir a sua mensagem de esperança e encorajamento aos(as) formandos(as). “Este é o compromisso da UEPB em cumprir com sua função enquanto Instituição de Ensino Superior pública, gratuita e de qualidade. Estamos falando aqui para famílias que, por vezes, tem neste momento a primeira pessoa a concluir o ensino superior, significando, portanto, quebra de paradigmas, significa quebrar barreiras e, principalmente, ressignificando sonhos e desejos daqueles próximos a vocês”, enfatizou.
O momento mais aguardado do evento e ápice da jornada foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Os primeiros a colarem grau foram os(as) formandos(as) do curso de Administração. A graduanda Aline de Lima Alves colou o grau em nome da turma, conferido pelo professor Odilon Avelino, coordenador do curso. Na sequência, colaram grau os formandos de Computação. Desta vez, o concluinte João Lucas de Sousa representou a turma, conferido pelo coordenador do curso, o professor Jucélio Soares do Santos.
Em seguida, os(as) formandos(as) do curso de Física. O concluinte Ígor Martins Alves colou o grau, conferido pelo coordenador do curso, o professor Marcelo da Silva Vieira. A cerimônia continuou com a conferência do grau acadêmico aos(as) formandos(as) de Matemática. A concluinte Jackeline da Silva Lucena foi a escolhida, recebendo o grau de professor Arlandson Matheus Silva Oliveira. Encerrando o ato, os graduandos Venilson Pereira Sousa e Cardinha Rodrigues, colaram grau representando as turmas de EAD dos cursos de Administração Pública e Geografia.
Com os novos profissionais devidamente formados, a vice-reitora Ivonildes Fonseca proferiu o seu discurso. Ela parabenizou a todo(as)s pela conquista. Em seu discurso, Ivonildes reafirmou a sua defesa em favor da posição social e visibilidade social das mulheres, especialmente as mulheres na ciência. Ela citou dados preocupantes da violência contra a mulher no país, e disse que é preciso seguir a trilha pavimentando a vida das mulheres.
A vice-reitora ressaltou ainda que uma das qualidades da UEPB, além de ser uma universidade pública e gratuita, é trabalhar pela visibilidade social das mulheres. Nesse sentido, lembrou que a Instituição tem uma resolução, que estabelece que 50% dos cargos de gestão atrelados à reitoria são cargos que devem ser preenchidos por mulheres. “E esta Universidade vem trabalhando esta questão. Então, nós temos uma lei na UEPB. Isso é promover a visibilidade social das mulheres”, explicou.
Depois da fala da vice-reitora, os(as) novos(as) profissionais celebraram o momento de forma jubilosa com abraços nos colegas, familiares e amigos. Assim, partem para uma nova etapa em suas vidas.
Texto: Severino Lopes/UEPB
Fotos: Paizinha Lemos/UEPB