O serviço de Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, completou dois anos de funcionamento em 20 de dezembro de 2024, tornando-se um marco na assistência de alta complexidade no Sertão da Paraíba. Desde sua inauguração, o serviço realizou mais de 5,9 mil procedimentos nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular, atendendo pacientes que antes precisavam ser transferidos para outras cidades. O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, destacou o avanço histórico que a unidade representa para o SUS na região.
Em 2024, foram realizados mais de 3,4 mil procedimentos, um aumento de 36% em relação ao primeiro ano. O serviço oferece tratamentos como cateterismo, angioplastias e arteriografias essenciais para doenças cardíacas e vasculares. A psicóloga Dayse Dias, uma das pacientes atendidas, ressaltou a importância do atendimento rápido e humanizado.
Além de investimentos em equipamentos modernos, a excelência do serviço é garantida por uma equipe capacitada, que cresceu de 14 para 134 profissionais. A Fundação PB Saúde também inaugurou uma nova Unidade de Decisão Cardiológica e implantou visitas multiprofissionais na UTI Cardiológica, promovendo melhores resultados. O serviço é regulado pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Em maio deste ano, a Fundação PB Saúde inaugurou a nova Unidade de Decisão Cardiológica (UDC) para proporcionar uma assistência ainda melhor aos pacientes da Hemodinâmica de Patos, composta por cinco leitos completos com monitores, multiparâmetros e respiradores. Outro destaque do ano foi a implantação da visita multiprofissional na UTI Cardiológica. A iniciativa favorece melhores resultados clínicos, aumentando a segurança e qualidade no atendimento ao paciente.