A Energisa Paraíba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos, concluiu essa semana mais um projeto de Eficientização Energética e dessa vez, na avenida Manoel Mota Jatobá, Rua Felizardo Leite, Rua do Prado e na Rua do Rio Branco, além do Mercado Público Central. Ao todo, a previsão de redução de custos para a cidade, após a conclusão do projeto, é de mais de 75 mil reais/ano e 137 MWH/ano em energia.
Com o investimento de mais de R$ 200 mil, a concessionária substituiu mais de 180 luminárias de por LED e aproximadamente 70 refletores, tanto nas ruas, quanto no mercado público. Por ser uma tecnologia mais moderna e econômica, com mais eficiência de luminosidade e maior vida útil, a iluminação de LED contribui para a redução dos custos de energia.
"Nossa parceria com a cidade e o poder público municipal de Patos se consolida a cada nova entrega. Por meio dos projetos de eficiência energética e de mutas outras iniciativas, reiteramos nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento do município, não só incentivando o consumo consciente de energia, mas também possibilitando mais conforto, segurança e bem-estar para a população. Estamos muito felizes em entregar a eficientização das instalações elétricas do Mercado Público Central, um espaço tão importante para economia da cidade e que agora conta com uma iluminação mais moderna, adequada e econômica, impactando de forma positiva as pessoas. Apoiar a Prefeitura na eficientização da Iluminação Pública também é motivo de celebração, porque traz benefícios diretos para todos os patoenses.”, afirmou o diretor presidente da Energisa Paraíba, Marcio Zidan.
A eficientização dos espaços públicos de Patos e outras cidades da Paraíba é um dos projetos aprovados na chamada pública do PEE, que, somente em 2024, investiu, em todo estado, cerca de R$ 8 milhões em obras de eficientização, em mais de 10 cidades do estado. O Programa de Eficiência Energética está alinhado com os compromissos ESG do Grupo Energisa (sigla para social, ambiental e governança) e tem como objetivo difundir o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos inovadores. São beneficiados projetos de promoção do consumo consciente de energia no poder público, hospitais, escolas, faculdades, iluminação pública, organizações sociais.
Realizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a iniciativa tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos inovadores, como a substituição das luminárias convencionais por outras de LED, mais eficientes e com vida útil maior.
Por Assessoria/Energisa