Esportes Aniversário
Nacional Atlético Clube comemora 63 anos de história nesta segunda-feira (23)
Fundado em 23 de dezembro de 1961, o “Verdão Maravilha” surgiu a partir da iniciativa de um grupo de funcionários dos Correios, que formaram a equipe com um uniforme inicial nas cores verde e amarelo.
23/12/2024 16h00 Atualizada há 16 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Foto: Expedito Madruge/ge

Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, o Nacional Atlético Clube celebra 63 anos de existência, consolidando-se como um dos clubes históricos do futebol de Patos e da Paraíba.

Fundado em 23 de dezembro de 1961, o “Verdão Maravilha” surgiu a partir da iniciativa de um grupo de funcionários dos Correios, que formaram a equipe com um uniforme inicial nas cores verde e amarelo. Posteriormente, as cores foram alteradas para o tradicional verde e branco, que identifica o clube até hoje.

O alviverde patoense iniciou sua trajetória no futebol profissional em 1965 e, ao longo de sua história, destacou-se pela formação de grandes jogadores, especialmente talentos locais.

Principais conquistas

O Nacional é a única equipe de Patos a vencer o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão, em 2007. Entre 1977 e 1981, o clube conquistou o pentacampeonato do Torneio Incentivo, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de ser vice-campeão paraibano nos anos de 1978, 1990, 1991 e 2005.

Em 1989, o Nacional tornou-se o primeiro clube do Sertão paraibano a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela edição, enfrentou equipes como Treze, Botafogo-PB, ABC, América-RN e Baraúnas, alcançando a 49ª posição entre 96 participantes.

A conquista do título paraibano de 2007 começou a ser desenhada em 2005, quando a diretoria fez grandes investimentos, resultando em uma excelente campanha estadual com sete vitórias consecutivas e um vice-campeonato. O desempenho garantiu a vaga para a Série C do Brasileiro no mesmo ano.

Em 2007, o Nacional venceu o primeiro turno do estadual contra o Sousa e, na final, derrotou o Atlético de Cajazeiras por 3 a 0. Na Série C, realizou uma campanha memorável, incluindo uma vitória sobre o Bahia por 2x1 no Estádio José Cavalcanti, e ficou em 8º lugar na classificação geral.

Participação em competições nacionais

Em 2008, o clube disputou pela primeira vez a Copa do Brasil, enfrentando o Internacional de Porto Alegre, que trouxe a Patos parte do time campeão mundial de 2006. O Nacional foi eliminado ao perder por 4x0 no José Cavalcanti.

No mesmo ano, o Nacional conquistou a Copa Paraíba, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2009. Na competição, enfrentou o Fluminense, perdendo por 1x0 no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e por 3x0 no Maracanã.

Anos recentes

Embora não tenha repetido o mesmo destaque das temporadas anteriores, o Nacional alcançou a semifinal do Campeonato Paraibano em 2022, sendo eliminado pelo Botafogo-PB, e conquistou o acesso à Série D em 2023.

Desde meados deste ano, o clube está sob nova direção, liderado por Thiago Cintra, que assumiu a presidência após a renúncia de Suélio Félix. Atualmente, o Nacional está em preparação para o Campeonato Estadual de 2025, com estreia marcada para o dia 11 de janeiro, contra o Botafogo, em João Pessoa.

O Nacional Atlético Clube segue escrevendo sua história, representando com orgulho a cidade de Patos e o futebol paraibano.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nacional Atlético Clube (@nacionaldepatosoficial)

Por Felipe Vilar - Patos Online