Desde o último sábado (21), por volta das 19h30, moradores de Patos e outras 85 cidades do Sertão da Paraíba têm enfrentado dificuldades para acessar os números de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). O problema, que permanece sem solução até o momento, está relacionado à infraestrutura da operadora de telefonia Oi.
De acordo com o tenente-coronel Jurandy Monteiro, diretor regional do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a falha foi comunicada à Norteldata, empresa responsável pela manutenção das linhas. Testes preliminares identificaram que o problema está na rede da operadora Oi, que gerencia as chamadas para o 190, independentemente da operadora de origem da ligação.
Técnicos da Oi indicaram que o problema pode ter sido causado por um rompimento em uma fibra óptica. Equipes estão trabalhando para localizar o ponto exato do rompimento e realizar os reparos necessários.
Inicialmente, a Oi havia informado que a falha seria resolvida até as 7h da manhã do domingo (22). No entanto, análises posteriores confirmaram que o problema é mais complexo do que o esperado, o que atrasou a solução.
A Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (SESDS) e a Gerência de Tecnologia e Informação estão cientes da situação e colaborando para agilizar os reparos. Jurandy Monteiro enfatizou que o problema não está relacionado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), mas exclusivamente à infraestrutura da operadora.
Por Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan/Jornal Patoense