Mundo ACIDENTE
Aeronave da Azerbaijan Airlines, fabricada pela Embraer, cai com 67 pessoas a bordo no Cazaquistão
A aeronave, um Embraer 190, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à Grósnia, na Rússia
25/12/2024 10h06 Atualizada há 12 horas
Por: Marcos Oliveira Fonte: O Estadão
O Embraer 190, de matrícula J2-8243, transportava 62 passageiros e cinco tripulantes de Baku, capital do Azerbaijão, a Grósnia, na Rússia (Foto: Azamat Sarsenbayev/AP)

Um avião comercial da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros (confira lista abaixo) e cinco tripulantes, caiu na manhã desta quarta-feira, 25, na cidade de Aktau, no Cazaquistão. O Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão afirma que 32 pessoas sobreviveram. Até o momento, os corpos de 30 pessoas foram retirados dos destroços, e as buscas pelas 5 pessoas ainda não encontradas continuam.

Mais de 50 socorristas atuaram na local no acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. O número de pessoas a bordo foi confirmado pela companhia aérea através de um comunicado publicado no Instagram. Entre eles haviam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos, segundo informações do Ministério dos Transportes do Cazaquistão.

O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse em comunicado que bombeiros apagaram um incêndio ocorrido no local do incidente. Segundo eles, os sobreviventes, incluindo duas crianças, foram socorridos e levados para um hospital próximo, enquanto os corpos dos mortos ainda eram resgatados.

A imagem mostra uma área desértica com um helicóptero pousado em primeiro plano. Ao fundo, há vários veículos estacionados e um grupo de pessoas reunidas. O céu está nublado, e a paisagem é predominantemente árida, com pouca vegetação visível.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o avião pegando fogo ao atingir o solo e, em seguida, uma espessa fumaça preta subindo. Passageiros ensanguentados e machucados podem ser vistos cambaleando em um pedaço da fuselagem que permaneceu intacto.

O Embraer 190, de matrícula J2-8243, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião fazendo voltas no ar com o trem de pouso aberto enquanto perde altitude. A aeronave colide com o solo de barriga e em seguida vê-se uma explosão.

A Azerbaijan Airlines confirmou que o avião Embraer 190, cujo voo tinha o número de J2-8243, voava de Baku para Grozni, na Tchetchênia, Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia.

“Informações adicionais sobre o incidente serão fornecidas ao público”, diz nota da empresa aérea.

Autoridades locais também disseram que uma comissão governamental foi criada para investigar o incidente e que enviarão funcionários ao local da queda para dar apoio às famílias dos mortos. O Cazaquistão cooperaria com o Azerbaijão na investigação, disse o governo cazaque.

A queda do avião ocorreu pouco depois de ataques de drones atingirem o sul da Rússia. Um funcionário do aeroporto de Makhachkala, na Rússia, na costa leste do Cáspio, o terminal russo mais próximo de onde o voo desapareceu do rastreamento, disse à agência Reuters que o terminal ficou fechado ao tráfego aéreo por várias horas na manhã de quarta-feira.

Sites de rastreamento de aviões comerciais mostram que a aeronave voou para o norte ao longo da costa oeste, cumprindo sua rota programada até que sua trajetória deixasse de ser registrada. A aeronave então reapareceu na costa oposta, no leste, onde circulou perto do aeroporto de Aktau antes de cair.

A agência de aviação da Rússia disse em nota que informações preliminares sugeriam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.

Após o acidente, Ilham Aliiev, presidente do Azerbaijão, decidiu retornar da Rússia, onde deveria participar de uma cúpula nesta quarta, informou a agência de notícias russa RIA.

Ramzan Kadirov, o líder da Tchetchênia apoiado pelo Kremlin, expressou suas condolências em um comunicado. Nele, disse que os sobreviventes levados para hospitais estão em condições extremamente graves e que reza pela rápida recuperação deles.

O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, lamentou o acidente aéreo ao falar diretamente com Aliiev, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliiev, foi forçado a deixar São Petersburgo. Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião em Aktau”, afirmou Peskov. “Sentimos profundamente por aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente de avião e desejamos uma rápida recuperação a todos aqueles que conseguiram sobreviver.”

Fonte - O Estadão