Com novas tecnologias sendo desenvolvidas e inovações implementadas, é comum e esperado que o futuro do trabalho seja transformado aqui em Patos e em todo o país.
As mudanças na dinâmica dos empregos trazem tanto desafios como oportunidades promissoras. Há um tempo era impensável que pessoas pudessem trabalhar no modelo híbrido, diretamente de suas casas. Hoje esse é um exemplo de como as transformações trazem benefícios.
Influenciados por uma série de fatores, como a preocupação ambiental, recursos tecnológicos, desenvolvimento econômico e consumo altamente exigente, o futuro do trabalho reserva grandes surpresas.
Para que você se prepare para aproveitar as oportunidades que surgirão, saiba quais são as tendências do mercado de trabalho para Patos e todo o Brasil.
O que o futuro do trabalho reserva?
Nos últimos anos, grandes mudanças surgiram no mercado. Ao mesmo tempo em que muitas atividades passam por automação das máquinas, habilidades emocionais nunca estiveram tão em alta.
Hoje há maior interligação entre o profissional e o pessoal. Adicionar atividades complementares no currículo pode gerar pontos extras em sua candidatura. Afinal, permite que a empresa entenda melhor o seu perfil.
À medida que a tecnologia continua avançando, o futuro do trabalho pode ser extremamente vantajoso para quem se prepara. Ou, um desafio insuperável para quem se recusa a mudar.
As tendências que claramente são oportunidades compreendem:
A automatização e uso da Inteligência Artificial
Não há como pensar no futuro do trabalho sem pensar na inteligência artificial, ferramenta que está cada vez mais incluída em nosso cotidiano.
A adoção da tecnologia possibilita que empresas dos mais variados setores se tornem mais eficientes, produtivas e com alto desempenho. As atividades, principalmente repetitivas, estão sendo automatizadas.
Como as organizações buscam meios de se tornarem mais competitivas, há mais adeptos da automação a cada dia. Por outro lado, há um aumento na demanda por profissionais especializados em tecnologia, como programação, análise de dados e gerenciamento de sistemas inteligentes.
Há quem considere a tecnologia um risco. No entanto, isso é um equívoco e a realidade é totalmente contrária. Prova disso é que a taxa de desemprego recuou recentemente.
Os recursos disponíveis, principalmente a automação e IA permite aos profissionais focar em atividades de alto valor agregado.
Novas modalidades de trabalho
Apesar da elevada adoção do trabalho remoto nos últimos anos, o futuro do trabalho tende a ter uma modalidade híbrida.
De fato, a maioria dos profissionais se ajustaram ao trabalho remoto e consideram o modelo flexível uma prioridade. Tirar esse benefício proporcionado é uma missão complexa. Por isso, a alternativa é combinar o trabalho em casa, com o trabalho no escritório.
Além de ser uma facilidade para o profissional, confere maior qualidade de vida, produtividade e satisfação no trabalho. Apesar disso, a modalidade de trabalho totalmente em casa, o famoso “home office”, está em extinção.
Outra iniciativa que tem conquistado o mercado e deve ser o futuro do trabalho é a jornada de 4 dias por semana. Com benefícios comprovados em outros países, esse modelo de semana útil já tem alguns apoiadores no Brasil.
A explicação é bastante simples, com uma carga de trabalho menor os profissionais têm uma vida mais saudável, aumentando sua produtividade e satisfação.
As habilidades necessárias para o futuro
O trabalho do futuro dá sinais desde os dias atuais. Com tantas mudanças acontecendo há algo que continuará sendo prioridade em qualquer mercado: o lado humano.
Por mais que a tecnologia evolua, um robô ou software nunca será capaz de desenvolver habilidades inerentes ao ser humano. Mesmo que o conhecimento técnico seja um diferencial competitivo, a inteligência emocional, comunicação eficaz, empatia, habilidade em resolver problemas, são exemplos de habilidades em alta no mercado de trabalho.
A questão principal é equilibrar os conhecimentos técnicos com os comportamentais. Empresas constantemente estão em busca de candidatos que estejam abertos a novos desafios e dispostos a aprender e se desenvolver continuamente.
Profissionais que possuem conhecimentos relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social corporativa também serão altamente requisitados. Com consumidores mais conscientes, o mercado tem preferido negócios que apresentam ética empresarial.
Conhecidas como “green skills”, as habilidades verdes são competências relacionadas ao desenvolvimento sustentável. E, já há grande escassez de profissionais com esse tipo de habilidade.
O processo seletivo
Além das exigências para os candidatos, no futuro do trabalho o processo seletivo terá grandes transformações. Hoje inúmeras empresas já usam recursos tecnológicos para acelerar a triagem de currículos e a escolha por profissionais.
Para os próximos anos é esperado que os primeiros testes e entrevistas sejam realizadas por intermédio de softwares. Isso mesmo, ao invés de falar com o recrutador, os primeiros contatos serão feitos com robôs e IA.
Mesmo que possa parecer algo impessoal para a entrevista de emprego, essa prática faz com que o setor de recursos humanos ganhe tempo no processo de seleção e recrutamento. Além disso, as entrevistas com os recrutadores se tornam mais direcionadas, claras e com altas chances de conversão.
Por outro lado, os candidatos estão usando programas, como o ChatGPT para elaborar currículos e cartas de apresentação.
Previsão de mudanças!
Como você percebe, o futuro do trabalho em Patos e em todo o Brasil trará grandes oportunidades.
Esteja atento ao mercado e desenvolva habilidades que serão seu diferencial na hora de se candidatar para uma vaga em aberto.