Início do ano é sempre motivo de preocupação para aqueles que trabalham no Hemocentro da Paraíba, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Como nos anos anteriores, a unidade tem enfrentado uma redução nos estoques de sangue devido à queda acentuada nas doações, levando o Hemocentro a fazer um apelo para que a população compareça e realize doações de sangue.
Nestes primeiros dias do ano, o Hemocentro Coordenador de João Pessoa tem registrado uma média de 100 doações diárias, enquanto o mínimo necessário para atender os serviços de transfusão nos hospitais e unidades públicas e privadas de saúde do Estado é de 180 doações por dia.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, destaca a importância da colaboração dos voluntários. “O sangue não pode ser fabricado e é insubstituível. Os pacientes que precisam só conseguem graças à generosidade de quem doa. Nessa época do ano, temos uma grande preocupação, pois com os períodos festivos, as férias e a incidência de viroses e dengue, a tendência é diminuir os estoques ainda mais. Falta doador, mas a demanda de sangue é constante e, por isso, é importante que a população faça a doação para garantir o estoque”, pontuou.
O Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de leitos de planos de saúde cadastrados. Para facilitar as doações, além do Hemocentro da capital, existem hemonúcleos em Patos, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Piancó e Itaporanga, bem como o Hemocentro Regional em Campina Grande.
A unidade também conta com um ônibus moderno para coletas externas itinerantes. A Unidade Móvel de Coleta percorre o território paraibano para se aproximar dos doadores e ampliar a oferta do serviço. As solicitações podem ser feitas pelo e-mail hemocentrodaparaiba@yahoo.com.br.
Quem pode doar sangue? Os interessados em doar sangue devem atender aos seguintes requisitos:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal).
Apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.
Estar em boas condições de saúde.
Pesar acima de 50 quilos.
Estar bem alimentado, preferencialmente evitando alimentos gordurosos antes da doação.
Horário de funcionamento
Hemocentro Coordenador de João Pessoa e Hemocentro Regional de Campina Grande: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 13h.
Hemonúcleos de Patos, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Piancó e Itaporanga: Segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.