Um desabamento de uma laje de grande porte na construção do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Portal do Sol, em João Pessoa, causou grande susto na última terça-feira (7). O engenheiro Daniel Monteiro, que estava próximo ao local, presenciou e registrou o colapso da estrutura, destacando o risco iminente antes do ocorrido.
Daniel, natural de Patos, relatou em suas redes sociais que percebeu sinais de desgaste e falhas estruturais na obra antes do desabamento. "Enquanto estava próximo do local, percebi que algumas escoras haviam caído. Ao registrar a situação de uma distância segura, a laje, com um vão aproximado de 26 metros, colapsou", afirmou.
Segundo Daniel, o desabamento ocorreu entre 14h e 15h, pouco após ele identificar trincas nos pilares e pontos de apoio. Ele afirmou que, enquanto filmava e explicava a situação, a estrutura veio abaixo. O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais.
"Por volta das 12h eu estava próximo e notei que o pessoal estava retirando as escoras. Fui almoçar e um dos trabalhadores me mandou o vídeo dizendo que lá iria cair. Entre 14h e 15h fui ao local da obras e notei alguns trincos nos pontos de apoio, os pilares. Vi que iria cair. Fui na parte de trás e tirei fotos e resolvi gravar o vídeo para dizer que futuramente iria cair. Quando comecei a filmar e falei que a estrutura iria desabar caiu tudo", relatou.
Veja o vídeo abaixo:
A obra, que é executada pela Prefeitura de João Pessoa, não registrou vítimas, mas o incidente chama atenção para a necessidade de maior rigor na fiscalização de construções de grande porte. Daniel destacou que o episódio alerta para a necessidade de um planejamento estrutural rigoroso, inspeções frequentes, além da segurança no entorno, uma vez que profissionais poderiam estar trabalhando no canterio de obras no momento da queda.
Daniel Monteiro é um exemplo de perseverança e superação. Nascido em Patos e criado em Areia de Baraúnas, Daniel é filho da doméstica Josefa Carlos Gonçalves e do agricultor José Novo Monteiro (in memoriam). Ele mudou-se para João Pessoa no ano de 2018, onde trabalhou como servente de obras antes de passar em primeiro lugar no vestibular e obter uma bolsa integral para cursar Engenharia Civil, tendo concluído sua formação em 2022.
Daniel relembra com emoção o orgulho que seu pai, José Novo Monteiro, agricultor falecido em 2019, sentia de sua trajetória. "Meu pai tinha muito orgulho do filho que ia ser engenheiro", disse.
Por Felipe Vilar - Patos Online