O município de Patos encerrou o ano de 2024 com a ocorrência de 30 homicídios, conforme informações obtidas pelo Patosonline.com junto ao balanço operacional do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM).
O número representa uma redução de 3,22% em relação aos 31 homicídios registrados em 2023, com as maiores incidências de crimes contra a vida ocorrendo nas zonas Leste e Sul da cidade, principalmente nos bairros São Sebastião e Jatobá, respectivamente.
De acordo com o 3º BPM, o último trimestre do ano foi o período mais violento, concentrando um terço das ocorrências. No entanto, há uma tendência de desaceleração dos crimes violentos contra a vida no primeiro trimestre de 2025.
O levantamento também revela que 8 dos 21 municípios sob a circunscrição do 3º Batalhão não registraram nenhum homicídio em 2024. São eles: Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Mãe D’Água, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Sabugi, São Mamede e Vista Serrana.
Por outro lado, 13 cidades registraram crimes letais. Além de Patos, os municípios com registros foram: Teixeira (8), Santa Luzia e Cacimbas (5 cada); Maturéia e São José do Bonfim (3 cada); Passagem (2); e Condado, Desterro, Junco do Seridó, Malta, Quixaba e Várzea, com apenas 1 caso cada.