O torcedor alvirrubro está em festa com o retorno à Primeira Divisão do Campeonato Paraibano 2025! Após quase seis anos, o Esporte Clube de Patos fez sua reestreia na elite neste domingo (12) e não tomou conhecimento do Pombal EC, vencendo por 3 a 0 e assumindo, logo de cara, a liderança provisória na abertura da competição.
Os gols da partida foram marcados todos no segundo tempo. Rodriguinho, aos 7 minutos, Pires, de pênalti, aos 38 minutos, e Pedro Júnior, aos 40, sacramentaram a vitória do "Patinho Terror do Sertão" debaixo de muita chuva no Estádio José Cavalcanti, em Patos.
Com mando de campo da equipe pombalense, o Esporte se sentiu em casa e contou com o apoio da torcida no JC.
O primeiro tempo foi marcado por alternância no domínio do jogo por ambas as equipes. Apesar disso, as chances de gol foram poucas para Carcará e Pato. O alvirrubro chegou a reclamar de um possível pênalti, não assinalado pelo árbitro. Mas, sem grandes emoções, a etapa inicial terminou com o placar zerado.
Na volta do intervalo, a dinâmica mudou, e o Esporte foi para cima. Logo aos 7 minutos do segundo tempo, o Patinho abriu o marcador com Rodriguinho! Ele recebeu dentro da área, chutou alto e sem chances para o goleiro Lucas Menino. A bola ainda bateu na trave antes de parar no fundo das redes. Pombal 0 x 1 Esporte.
O Pato seguiu dominando as ações e, aos 37 minutos, Pedrinho foi derrubado na área. O árbitro Weslley Gabriel não hesitou e assinalou a marca da cal: pênalti para o Esporte. Na cobrança, Pires deslocou o goleiro e ampliou o placar para o alvirrubro. Pombal 0 x 2 Esporte.
A equipe patoense não tirou o pé. Logo em seguida, aos 40 minutos, Pedro Júnior recebeu e chutou uma bomba de fora da área, sem chances de defesa para Lucas Menino. Pombal 0 x 3 Esporte.
Faltou pouco para o placar ficar ainda mais elástico. Nos acréscimos, Vargas chutou forte de fora da área, mas o goleiro do Carcará fez uma boa defesa, evitando o quarto gol do Esporte.
No último minuto de partida, o defensor do Pombal, Cleyson, matou um contra-ataque do Pato com falta na entrada da área e foi expulso diretamente. No entanto, o jogo já estava liquidado, e o placar ficou nisso: Pombal 0 x 3 Esporte.
Com a vitória, o Esporte de Patos dorme na liderança provisória da competição em seu retorno à elite. A equipe conquistou seus primeiros três pontos e, por ter feito o maior saldo de gols até aqui na primeira rodada, desbanca o Botafogo-PB e o Serra Branca, que também venceram.
Já o Pombal EC vive o oposto. Com a derrota e os três gols sofridos, a equipe larga na lanterna do Paraibano momentaneamente. Isso porque, nesta segunda-feira (13), Sousa e Picuiense se enfrentam no encerramento da rodada e podem alterar novamente as posições na tabela.
Confira abaixo a classificação de momento e os resultados da primeira rodada até aqui:
1º - Esporte de Patos | 3 pontos (+3 gols de saldo)
2º - Botafogo-PB | 3 pontos (+2 gols de saldo)
3º - Serra Branca | 3 pontos (+1 gol de saldo)
4º - Auto Esporte | 1 ponto (0 gols de saldo)
5º - Treze | 1 ponto (0 gols de saldo)
6º - Picuiense | 0 pontos (0 gols de saldo)
7º - Sousa | 0 pontos (0 gols de saldo)
8º - Campinense | 0 pontos (-1 gol de saldo)
9º - Nacional de Patos | 0 pontos (-2 gols de saldo)
10º - Pombal EC | 0 pontos (-3 gols de saldo)
1ª RODADA
11/01 - Serra Branca 1 X 0 Campinense (Amigão, Campina Grande)
12/01 - Botafogo-PB 4 X 2 Nacional de Patos (Almeidão, João Pessoa)
12/01 - Treze 1 X 1 Auto Esporte (Amigão, Campina Grande)
12/01 - Pombal EC 0 X 3 Esporte de Patos (José Cavalcanti, Patos)
13/01 - Picuiense X Sousa (20h15, Amigão, João Pessoa)
O Esporte de Patos volta a campo na noite da próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro, quando encara o Botafogo-PB no Almeidão, em João Pessoa, a partir das 20h15.
Já o Pombal entra em campo novamente também na quarta-feira (15), contra outra equipe patoense, o Nacional Atlético Clube. A partida acontece mais uma vez no Estádio José Cavalcanti, às 20h15.
Por Felipe Vilar - Patos Online