Mundo Ditadura venezuelana
Maduro fala em usar tropas brasileiras para atender seus interesses em Porto Rico: ‘Batalhão Abreu e Lima’
Apesar do nível autoritário, o Palácio do Planalto e o Itamaraty ainda não emitiram uma resposta oficial às declarações de Nicolás Maduro.
13/01/2025 04h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Conexão Política
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Neste último sábado (11), durante um evento com apoiadores e lideranças, o ditador venezuelano Nicolás Maduro surpreendeu ao mencionar o possível uso de tropas brasileiras para “libertar” Porto Rico do domínio dos Estados Unidos. Na cerimônia de posse, havia representação do governo brasileiro no local.

Conforme reportado pelo Conexão Política, o líder de extrema esquerda segue intensificando sua retórica, incluindo medidas como o fechamento de fronteiras e provocações diretas ao núcleo norte-americano.

“Assim como no Norte eles têm uma agenda de colonização, nós temos uma agenda de liberação. E essa agenda foi escrita por Simone de Beauvoir”, afirmou o líder venezuelano, em um discurso que associa sua “estratégia de liberação” aos ideais da escritora francesa.

Maduro foi além, dizendo que pode contar com o apoio brasileiro em sua empreitada. “Conseguiremos a liberdade de Porto Rico contra os americanos com as tropas do Brasil. E Abreu e Lima irá à frente. Batalhão Abreu e Lima para libertar Porto Rico”, emendou, em referência ao batalhão brasileiro histórico, que carrega o nome de um herói militar envolvido em lutas de independência na América Latina.

O envolvimento de representantes brasileiros no evento de posse abriu novas críticas, sobretudo da ala política brasileira de oposição, que acusa o governo Lula de manter uma ligação com regimes autoritários da região. Membros da comunidade internacional também estão tecendo críticas.

Apesar do nível autoritário, o Palácio do Planalto e o Itamaraty ainda não emitiram uma resposta oficial às declarações de Nicolás Maduro.

Vídeo: Instagram/@metropoles

Fonte: Conexão Política