Esportes Emocionante
Do orfanato ao golaço na estreia do Paraibano: conheça “Doido de Mandacaru”
Cria do X1, meia do Auto Esporte-PB foi às lágrimas depois de marcar seu primeiro gol como profissional, na primeira rodada do Campeonato Paraibano
13/01/2025 16h45
Por: Felipe Vilar Fonte: ge PB
Foto: Rafael Costa

Campeonato Paraibano Unipê 2025 começou nesse fim de semana, e o principal momento da abertura do estadual aconteceu fora das quatro linhas. Acontece que o meia Josenildo Santos de Melo Filho, conhecido como "Doido de Mandacaru", do Auto Esporte-PB, marcou um golaço e empatou o jogo contra o Treze. Depois do apito final, o jogador, que é cria do X1, foi às lágrimas ao lembrar da sua história antes de estrear dentro das quatro linhas.

Apesar de ser estreante no futebol profissional, "Doido de Mandacaru", de 24 anos, já é uma figura muito conhecida no mundo do X1, que é uma modalidade que está em ascensão no Brasil. O jogador, inclusive, já foi campeão da Copa Paraíba e do Campeonato de Daniel Coringa na categoria. Porém a sua história começa bem antes, e, assim como o de muitas crianças ao longo do Brasil que tem o sonho de se tornarem jogadores profissionais, não foi nada fácil.

"Morei 20 anos em um orfanato, saí de lá sem ter casa e nem onde morar. Quando mataram meu pai, minha mãe não teve condições de me criar. Passei anos pulando de orfanato em orfanato e prometi a meus irmãos que iria ser jogador de futebol. E hoje estar aqui, marcar esse gol, é a concretização de uma promessa. Desde sempre queria ser jogador de futebol e escutei de muitos que não iria conseguir." — Doido de Mandacaru, meia do Auto Esporte-PB.

O fato é que Josenildo perdeu o pai aos 4 anos de idade, ainda muito pequeno. E passou a maior parte de sua vida em orfanatos. Depois disso, ele foi morar em um clube de sinuca, em João Pessoa, graças a um amigo que o abrigou. Isso até conhecer a sua esposa, Tacyanne.

Desde então, o atleta começou a viver do X1, se destacando tanto que chamou a atenção do Auto Esporte-PB.

Sobre o apelido, Josenildo explicou que iniciou a trajetória no X1 no bairro de Mandacaru, na capital paraibana, mas como tinha dificuldade na fala, acabou sendo chamado de "Doido de Mandacaru". O apelido, de fato, pegou, tanto que ele prefere ser chamado por ele.

Apesar das dificuldades e das duas décadas vivendo em orfanatos, o sonho de se tornar jogador de futebol profissional nunca adormeceu e começou a se concretizar nos últimos meses, quando "Doido de Mandacaru" começou a fazer um trabalho de adaptação no Auto Esporte-PB. Na última sexta-feira, dois dias antes da estreia da equipe no Campeonato Paraibano, a contratação do meia foi oficializada.

Em campo, o Treze vencia o Auto Esporte-PB desde 13 minutos do primeiro tempo. "Doido de Mandacaru" começou a partida no banco, entrando no jogo só na etapa complementar. Aos 41 minutos, o Macaco Autino teve uma falta a poucos passos da grande área, e coube ao estreante a responsabilidade de cobrar e anotar um golaço para empatar o marcador e dar números finais ao jogo.

"Esse gol que fiz eu agradeço a meus professores, que me ensinaram como bater na bola. Antes do jogo eu avisei que se houvesse uma falta, eu cobraria e guardaria. E assim foi feito." — Doido de Mandacaru.

Apesar de ser o quarto maior campeão estadual, o Auto Esporte-PB não figura com grande destaque no futebol da Paraíba há algum tempo. A última vez que o Macaco Autino, como o clube é conhecido, conquistou o Campeonato Paraibano foi em 1992. Para este ano, a equipe, que acaba de subir da 2ª divisão, aposta em jogadores jovens para tentar recuperar seu protagonismo no futebol local.

 

Fonte: ge PB