O município de Patos, reconhecida por lei como a Capital do Sertão da Paraíba, está entre os grandes beneficiados pelos R$ 11,5 bilhões que serão investidos em obras e ações pelo programa “Paraíba 2025-2026”, anunciado pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (13). A iniciativa visa consolidar o papel estratégico da cidade como um dos polos mais dinâmicos do estado.
Entre os anúncios feitos pelo governador, está a construção de uma unidade do Centro Socioeducativo de Internação. Com foco na ressocialização de jovens em conflito com a lei, a nova unidade contribuirá para a redução da reincidência e a promoção da cidadania.
Atualmente, o Sertão paraibano conta com apenas uma unidade socioeducativa, localizada na cidade de Sousa, que acaba acolhendo internos de diversos municípios da região, incluindo Patos.
Apesar do anúncio oficial, ainda não se tem um detalhamento sobre quando as obras da nova unidade terão início na Capital do Sertão. Além dela, Campina Grande também foi contemplada com um Centro Socioeducativo dentro do mesmo pacote.
Além do Centro Socioeducativo, as principais obras e ações destinadas à cidade de Patos, incluem:
Centro de Convenções do Sertão
Sistema de Esgotamento Sanitário
Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA)
Casa da Mulher Brasileira
Além das ações diretas, Patos será beneficiada também com projetos de alcance estadual, incluindo:
O programa prevê ainda:
Os investimentos reforçam o protagonismo de Patos no cenário econômico e social da Paraíba, criando novas oportunidades de desenvolvimento, promovendo a inclusão social e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes.
Por Patos Online