Na manhã desta terça-feira, 14, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley anunciou um pacote de leis voltado à inovação e ao desenvolvimento econômico, reafirmando o compromisso de tornar o município em um polo tecnológico. O conjunto de medidas, anunciado durante evento realizado no auditório master do Sebrae, busca atrair investimentos, apoiar startups e preparar Patos para os desafios da economia do futuro.
De acordo com o gestor municipal, a cidade de Patos é destaque nos mais diversos setores como saúde, educação, além de ser um polo calçadista, mas agora chegou o momento de inovar e transformar o município em um polo tecnológico, de inovação e de trabalho e consequentemente, promover mais oportunidades para os patoenses.
“Estamos fazendo a convocação extraordinária da Câmara Municipal para que esses projetos sejam analisados e aprovados. São projetos importantíssimos para o desenvolvimento do nosso município, principalmente nessa área de ciência e tecnologia, de inovação, de oportunidade de novos empregos e o que nós queremos, a nossa meta é transformar o município em um grande polo tecnológico para que a gente possa atrair empresas e dar oportunidade aos nossos jovens de estudar, mas ter o seu emprego e ter a sua renda”, enfatizou.
Composto por iniciativas legislativas, o pacote foi entregue a presidente da Câmara de Vereadores, Tide Paulino, o qual será analisado, passará por votação e aprovação. As propostas buscam estimular o empreendedorismo, atrair investimentos através de concessão de benefícios e incentivos fiscais, apoiar startups e incentivar a colaboração entre empresas, universidades e o setor público.
“Nós já encaminhamos ontem, segunda-feira, 13, a solicitação para a convocação da Câmara dos Vereadores com a apresentação dos projetos e hoje oficialmente apresentamos à sociedade, a imprensa esses projetos de leis e agora, vamos esperar que a Câmara até o final da semana já possa analisar e votar para que a gente não perca tempo, nós não podemos perder tempo, temos muito trabalho pela frente”, concluiu Nabor Wanderley.
Os projetos que foram entregues são:
1. InovaPatos: Institui a política municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação;
2. Acelera Patos: Cria um programa de isenções fiscais para empresas de Ciência, Tecnologia e Inovação;
3. Conecta+Patos: Cria uma agência de conexão entre empresas e mercado de trabalho;
4. Selo “Patos Inovação em Movimento”: Cria prêmio para empresas que se destacam em inovar;
5. ProInova: Cria uma política de incentivo ao registro e proteção de invenções.
O secretário de Ciências, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Vinícius de França, falou da importância desse pacote de leis que tem como objetivo de trazer programas e projetos que irão tornar Patos em uma cidade interessante para o investimento de empresas nas ciências e tecnologias.
“Com a aprovação dessas leis iremos criar um sistema municipal de ciências e tecnologias de inovação com um conselho, com um fundo, com uma política sólida, preparada para a nossa região”, comentou.
A solenidade que marca o início de uma nova fase para Patos, contou com a participação de secretários municipais, vereadores, servidores públicos, instituições de ensino, Sebrae e população em geral.
Loading...
Loading...
Secom – Prefeitura de Patos