A jovem Iorrana Iracy Amorim Leite Brasil, de 17 anos, moradora de Teixeira, na Região Metropolitana de Patos, foi destaque no Enem 2024, ao alcançar 960 pontos na redação. Iorrana concluiu o Ensino Médio no Colégio Menino Jesus, uma instituição de ensino particular da cidade, e obteve uma média geral de quase 660 pontos, além de 614,5 pontos na prova de matemática.
Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do exame, que incluiu as notas da redação. O tema abordado foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, um assunto que exigiu dos candidatos uma análise crítica e bem fundamentada sobre questões históricas, sociais e culturais.
A pontuação de Iorrana na redação reflete sua capacidade de interpretar o tema de forma crítica, elaborar uma argumentação consistente e apresentar soluções relevantes para os desafios relacionados à valorização da herança africana no Brasil.
Segundo informações da mãe de Iorrana, Maria Lienise, a jovem tem como objetivo cursar Direito, e a conquista no Enem representa um passo importante na realização desse sonho. “Ela sempre foi muito dedicada e determinada. Estamos muito felizes e orgulhosos com esse resultado”, destacou Maria Lienise em contato com o Patos Online.
O desempenho de Iorrana serve de inspiração para outros jovens de Teixeira e região, mostrando que dedicação e foco são essenciais para alcançar grandes resultados. Sua conquista é um reflexo do esforço individual e do suporte oferecido pela instituição de ensino onde estudou.
Agora, com a divulgação das notas do Enem, a jovem se prepara para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde espera garantir sua vaga em um curso de Direito em uma universidade pública de excelência.
Por Felipe Vilar - Patos Online