Educação Enem 2024
Filhos de agricultores do Sítio Tauá, em Teixeira-PB, celebram conquistas no Enem 2024 com altas notas na redação
Entre os destaques, estão três jovens do Sítio Tauá, zona rural de Teixeira, no Sertão da Paraíba, que conquistaram expressivas notas na redação e agora sonham com o ensino superior.
15/01/2025 05h00 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Foto: reprodução

Na última segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, incluindo as notas da redação, que abordou o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Entre os destaques, estão três jovens do Sítio Tauá, zona rural de Teixeira, no Sertão da Paraíba, que conquistaram expressivas notas na redação e agora sonham com o ensino superior.

Os irmãos Laurinete Gonçalo da Silva, de 21 anos, e José Messias Gonçalo da Silva, de 18 anos, além da prima Natânia Bento Alves, de 19 anos, são filhos de agricultores e estudaram na ECT Sebastião Guedes da Silva, em Teixeira. Eles superaram desafios comuns à zona rural para alcançar os seguintes resultados:

Cada um dos jovens já tem objetivos bem definidos para o futuro:

Uma conquista coletiva

Filhos de José Bonifácio e Ernestina e de Natalício Ferreira e Jacinta Bento, agricultores que enfrentam as adversidades do campo, os jovens representam o orgulho e a força da educação no Sertão paraibano. Mesmo com recursos limitados, eles contaram com o apoio das famílias e da escola, além de muito esforço e dedicação.

A conquista de Laurinete, José Messias e Natânia não é apenas um marco pessoal, mas também um exemplo inspirador para outras famílias da região. Ela demonstra como a educação pode transformar vidas e oferecer novas perspectivas, mesmo em contextos desafiadores.

Agora, os jovens aguardam as próximas etapas para ingressar no ensino superior, com a certeza de que estão prontos para aproveitar as oportunidades que o futuro lhes reserva.

 

Por Felipe Vilar - Patos Online