Continuam abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sistema semipresencial, que funcionará na Escola Cidadã Integral Monsenhor Manoel Vieira – ECI MMV, (Cepa).
As matrículas estão sendo realizadas presencialmente na sede da escola, situada à Praça Edvaldo Motta, S/N, nos turnos manhã e tarde, entre às 7h30 e 11h, e de 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, mas podem ocorrer também em outros períodos do ano, contemplando alunos que perderem o prazo estabelecido no início do ano.
Segundo informações obtidas pelo Patosonline.com junto à coordenação pedagógica da escola, o início das aulas está previsto para o dia 13 de fevereiro, podendo ainda ocorrer ajustes caso haja alguma alteração por parte da Secretaria de educação no calendário letivo da unidade.
A Educação de Jovens e Adultos - EJA - é uma modalidade de ensino que perpassa todas as etapas da Educação Básica, destinada àqueles que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino de nível básico, na idade regular.
A EJA é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 - assim como outros direitos sociais - aos jovens, adultos e idosos de serem incluídos e permanecerem no sistema de educação pública e gratuita, conforme o artigo 208, inciso I:
Durante a V Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFITEA), realizada em 1997, na Alemanha, o direito dos jovens e adultos à educação foi defendido e, na Declaração de Hamburgo, foi estabelecido que “A educação de adultos se torna mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade”. (CONFITEA, 1997).
A mesma Declaração afirmou que:
O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria (Redação dada pela Emenda Constitucional no 59, de 2009).
A modalidade semipresencial da EJA oferta aos estudantes, oportunidade de ingressarem e darem continuidade a seus estudos a partir do 2º segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A EJA presencial com o ciclo I, irá funcionar na escola estadual Coriolano de Medeiros, no bairro Santo Antônio, bem como a EJA Prisional, para alunos do sexo masculino e feminino.