Gerais Chuvas
Complexo Coremas-Mãe D’Água registra aumento de volume e recebe quase 20 milhões de m³ após chuvas ao longo da semana
Antes disso, até o dia 12 de janeiro, o reservatório vinha registrando apenas perdas de volume.
18/01/2025 16h00 Atualizada há 8 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Alexandre Virgolino

O Complexo Coremas-Mãe D’Água, localizado no município de Coremas, no Sertão da Paraíba, começou a receber água no último dia 13 de janeiro e apresentou um aumento significativo de 26 centímetros em sua lâmina d’água até este sábado (18 de janeiro).

De acordo com informações do ex-secretário de Meio Ambiente de Coremas, José Albertino, esse incremento corresponde a um volume de 17.576.468 m³ (dezessete milhões, quinhentos e setenta e seis mil, quatrocentos e sessenta e oito metros cúbicos) de água acumulada. Antes disso, até o dia 12 de janeiro, o reservatório vinha registrando apenas perdas de volume.

O Complexo Coremas-Mãe D’Água é composto pela junção da Barragem Mãe D’Água, que abastece diversas cidades do Sertão da Paraíba, e do açude Estevam Marinho. A capacidade total do manancial é de 1 bilhão 289 milhões 163 mil 194 m³.

Foto: José Albertino

 

Atualmente, segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA), da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o volume acumulado é de 585.467.460 m³, o que representa 45,41% da capacidade total.

O complexo é fundamental para o abastecimento hídrico de várias cidades do semiárido paraibano, além de ser uma fonte estratégica para irrigação, consumo humano e controle de estiagens. A recarga atual é um reflexo das chuvas que vêm ocorrendo no Sertão da Paraíba, trazendo esperança para os moradores e produtores rurais da região.

Foto: Alexandre Virgolino

 

A expectativa é de que o volume continue a aumentar nas próximas semanas, à medida que o período chuvoso avança, reforçando a segurança hídrica e minimizando os impactos da estiagem prolongada que tem atingido a região nos últimos anos.

Por Patos Online