Um vídeo emocionante de uma estudante carioca viralizou nas redes sociais na última quarta-feira (15). Nas imagens, Ana Beatriz Bezerra, de 23 anos, conta para a mãe a novidade de ter passado no curso de medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), classificação que foi obtida após muito esforço da família da jovem.
No registro que alcançou a marca de quase meio milhão de visualizações, a irmã filma o momento em que a mãe das jovens recebe a notícia.
Ana Beatriz contou ao g1 que a mãe, Eliene Bezerra, trabalha vendendo lanches no Centro do Rio há 10 anos e que foi este sustento que a permitiu fazer o curso pré-vestibular para medicina. A família pagava por cursos online, até ela ganhar uma bolsa de 100% de desconto em uma unidade estudantil.
“Foi esse trabalho dela e a ajuda de alguns familiares que me permitiram conquistar esse sonho”, afirma Ana.
A jovem, que trabalha e estuda, diz que tentou passar para o curso mais concorrido da universidade por 5 anos. Ela conta nas redes sociais que não tem um bom computador, e por isso estudou com caderno e tablet.
“Fiquei 5 anos tentando e bati na trave 2 anos seguidos, mas finalmente agora deu certo”, diz.
Depois das cinco tentativas, Ana Beatriz conquistou neste ano a 8ª colocação. Antes, ela havia cursado um semestre de enfermagem em uma faculdade particular com bolsa do Prouni em 2022. Em 2024, a jovem chegou a passar em Biologia na Unirio, mas decidiu continuar tentando medicina.
A mãe da estudante Ana Beatriz Bezerra, que viralizou ao mostrar a reação da família com o resultado do vestibular para medicina na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, contou que trabalha 12 horas por dia vendendo sanduíches e café no Centro do Rio. O vídeo tem mais de meio milhão de visualizações nas redes sociais.
"A intenção era fazer uma surpresa. Nunca pensei que ia viralizar. Só queria gravar a reação dela para deixar registrado", conta Ana.
A mãe, Eliene Bezerra, foi quem sustentou as contas e garantiu que a jovem parasse de trabalhar para se dedicar exclusivamente aos estudos. Ao todo, ela passou cinco anos tentando passar no vestibular. A matriarca trabalha há 10 anos com a venda dos lanches na cidade.
A jornada de trabalho de Eliene começa no dia anterior, com a preparação dos sanduíches. Por volta das 5h, ela sai de casa para começar as vendas e só retorna às 17h30. Foi nesse momento da quarta-feira (15) que ela foi recebida pelas filhas com a notícia.
"Eu não consegui chorar, digerir, quando vi minha filha ali. Já chorei tanto depois, na hora não tive reação. Agora minha filha não vai precisar ficar trabalhando no meio de uma rua, no sol, na chuva. Não vai ficar empurrando uma barraca pesada, com todo sofrimento que tem ali dentro da barraca", desabafa Eliene.
Para Ana, a situação é o inverso: ela quer retirar a mãe das ruas.
"Ela acorda muito cedo, volta para casa muito tarde, fica muito cansada. Fica muito tempo trabalhando, eu só pensava assim: 'tenho que passar porque no futuro tenho que tirar minha mãe dessa vida, ela luta muito", afirma a jovem.
Depois das cinco tentativas, Ana Beatriz conquistou neste ano a 8ª colocação. Antes, ela havia cursado um semestre de enfermagem em uma faculdade particular com bolsa do Prouni em 2022. Em 2024, a jovem chegou a passar em Biologia na Unirio, mas decidiu continuar tentando medicina.
Fonte: g1 RJ