O plantão deste final de semana (17 a 19) na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro (CHDJC), unidade de saúde da rede estadual, em Patos, registrou o atendimento de 241 pacientes e a realização de 16 cirurgias, sendo seis delas de urgência. Foram nove cirurgias oncológicas, quatro gerais, duas vasculares e uma urológica. Das 241 pessoas atendidas, 12 foram por causa de sinistros de trânsito, sendo 11 vítimas de acidentes com motos e uma por atropelamento. Dos acidentados, 11 eram de Patos e o outro da cidade de Manaíra.
O plantão de maior procura pelo serviço foi o de domingo (19), com o atendimento de 86 pacientes, seguido do sábado (18), com mais 80 pessoas. Das 18h da sexta-feira (17), quando iniciou o plantão do final de semana, até a meia-noite, outras 75 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade.
O relatório de gestão do hospital apontou ainda que na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda, com 40 registros, seguido de pessoas com queixas de dores, com 35 ocorrências.
Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 11 pessoas que sofreram mordidas de animais (oito de cachorro e três de gatos), 10 pessoas com crise hipertensiva, oito pacientes com infarto agudo do miocárdio, outras oito com dificuldades de respirar (dispneia), dois casos de acidente vascular cerebral e uma com apendicite.
Após passar por avaliação médica na urgência, 62 pessoas das 241 atendidas no final de semana precisaram ser internadas para permanecer em observação. Entre os motivos da internação estão acidentes de moto, inflamação de apêndice, inflamação de vesícula biliar, ferimento por arma de fogo, hemorragia digestiva, pressão alta, dor no peito e dificuldade de respirar.