Policial Medidas
Secretário de Administração Penitenciária diz que detentos envolvidos em rebelião no Presídio de Catolé do Rocha foram transferidos
Após a situação ser controlada, algumas transferências de detentos foram realizadas ainda na segunda-feira (20) como medida de segurança.
21/01/2025 16h00 Atualizada há 4 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Foto: reprodução

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, confirmou, em participação no programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, nesta terça-feira (21), a transferência de detentos envolvidos na rebelião registrada na manhã de ontem (20) no Presídio Manoel Gomes da Silva, em Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba.

De acordo com o secretário, o episódio teve início após os presos se rebelarem e começarem a quebrar e danificar parte da estrutura da unidade prisional. De imediato, o diretor, juntamente com a equipe de plantão, tomou as primeiras providências, e forças especiais foram acionadas. Além disso, foi solicitado reforço ao Comando de Policiamento Regional da cidade de Patos (CPR II), que enviou a equipe especializada do BPChoque.

Após a situação ser controlada, algumas transferências de detentos foram realizadas ainda na segunda-feira (20) como medida de segurança.

João Alves destacou que todas as providências necessárias estão sendo tomadas, incluindo perícia, instalação de inquérito policial e sindicâncias.

A ação foi acompanhada pela juíza da comarca de Catolé do Rocha, Juliana Acioli, pelo vice-presidente da OAB local, Diego Martins Diniz, e por representantes do Conselho da Comunidade e da Pastoral Carcerária, que confirmaram a retomada da normalidade na unidade.

"Não houve óbitos nem pessoas gravemente feridas. O presídio está sob controle, e o Estado tem a obrigação de manter a unidade sob controle, o que estamos garantindo. Adotamos todas as providências legais, como perícias, instalação de inquérito policial e sindicâncias, para apurar a responsabilidade de cada um, com efeitos na execução penal. Todas as autoridades foram devidamente comunicadas. As pessoas envolvidas nesta confusão continuam presas. Ontem já realizamos algumas transferências e, se necessário, faremos mais", destacou João Alves.

Ouça mais detalhes abaixo:

Loading...


João Alves, secretério de Administração Penitenciária - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

 

 

Por Felipe Vilar - Patos Online