Em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF-PB), representada pelo presidente Arthur Alves Júnior, designou os árbitros principais que apitarão os jogos da quarta rodada do Campeonato Paraibano, incluindo o aguardado clássico patoense entre Esporte e Nacional, que volta a ser disputado após quase seis anos.
A árbitra designada para comandar a equipe de arbitragem do confronto é a patoense Ruthyanna Camila Medeiros da Silva, integrante do quadro da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB). Ruthyanna fará história ao apitar, pela primeira vez, o clássico da Capital do Sertão, tornando a partida ainda mais especial e emblemática.
Este será o segundo clássico que Ruthyanna apita na atual edição do estadual. Na semana passada, ela foi a responsável por arbitrar o "Maiorais", entre Campinense e Treze, no Estádio Amigão, em Campina Grande.
Confira abaixo os árbitros escalados para a 4ª rodada do Campeonato Paraibano:
25/01 - 16h30 | Pombal X Botafogo-PB (José Cavalcanti, Patos) - Dorgival Júnior Ferreira dos Santos
25/01 - 16h30 | Treze X Serra Branca (Amigão, Campina Grande) - Afro Rocha de Carvalho Filho
26/01 - 16h00 | Auto Esporte X Sousa (Almeidão, João Pessoa) - Romário Medeiros Soares de Souza
26/01 - 16h00 | Campinense X Picuiense (Amigão, Campina Grande) - Douglas Magno de Melo Pereira
26/01 - 17h00 | Esporte X Nacional (José Cavalcanti, Patos) - Ruthyanna Camila Medeiros da Silva
Formada em Educação Física e Medicina Veterinária, Ruthyanna Camila, de 29 anos, é natural de Natal, mas mora em Patos há 12 anos. Ela vem sendo um dos destaques do quadro de árbitros da FPF-PB nas últimas temporadas.
Ela foi a primeira mulher a apitar o Clássico dos Maiorais, entre Treze e Campinense, no Campeonato Paraibano de 2022, e desde então vem alçando voos cada vez mais altos.
Em setembro de 2023, Ruthyanna esteve no Paraguai representando o Brasil no Curso de Jovens Talentos promovido pela CONMEBOL e também realizou uma série de testes físicos, o chamado FIFA Test, conseguindo a aprovação e estando apta para integrar o quadro de árbitros da FIFA em 2024. No entanto, as comissões nacional e internacional de arbitragem não a incluíram na lista oficial divulgada no fim do ano.
Em janeiro de 2024, ela participou de um curso de capacitação para se tornar árbitra de vídeo (VAR) e poder atuar na ferramenta nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Ruthyanna foi a única convidada do quadro da FPF-PB para participar da capacitação.
E não para por aí! No segundo semestre do ano passado Ruthyanna passou a ser escalada como quarta árbitra em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, consolidando cada vez mais seu nome na arbitragam nacional.
O clássico patoense foi disputado pela última vez em 2019. A partida que marcou o último confronto entre as equipes ocorreu em 27 de março daquele ano. O jogo, válido pela última rodada da fase de grupos, terminou com a vitória do Canário sobre o Pato por 3 a 1. Apesar do revés, o Esporte havia garantido sua permanência na Primeira Divisão dentro das quatro linhas, alcançando 10 pontos. Contudo, a escalação irregular do atacante Carlos Caaporã, justamente no jogo contra o Nacional, resultou em uma punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) dias depois, culminando no rebaixamento da equipe.
Após a queda, alegando dificuldades financeiras, o Alvirrubro optou por não disputar a Segunda Divisão na edição seguinte, que só foi realizada em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Como consequência, o clube foi excluído da competição também em 2022.
O Esporte precisou retomar sua trajetória a partir da 3ª Divisão estadual. Após quase conquistar o retorno à elite em 2023, no ano passado (2024), o Patinho Terror do Sertão teve uma campanha sólida, conquistando o vice-campeonato da Segundona e, consequentemente, o acesso à Primeira Divisão.
Por Felipe Vilar - Patos Online