Política Transposição
Ramal da Transposição do Rio São Francisco para o Vale do Piancó “será realidade”, garante diretor do MIDR
Segundo Bruno Cravo, o Ministério está trabalhando para lançar a contratação do projeto ainda em 2025.
26/01/2025 09h00 Atualizada há 24 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Diário do Sertão
Ramal do Agreste, na Paraíba (Foto: Dênio Simões/MDR)

O diretor de Obras Estratégicas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) e secretário Nacional de Segurança Hídrica substituto, Bruno Cravo, anunciou em entrevista ao programa Hora H da Rede Mais que o Ramal Piancó, que levará água do Rio São Francisco ao Vale do Piancó, na Paraíba, está inserido no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e será concretizado.

A obra faz parte das iniciativas voltadas à segurança hídrica, um dos eixos ampliados no Novo PAC anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O plano inclui grandes obras no estado da Paraíba, destacando-se o Ramal Piancó como uma prioridade.

Segundo Bruno Cravo, o Ministério está trabalhando para lançar a contratação do projeto ainda em 2025.

“Todas essas obras estruturantes para segurança hídrica estão previstas no novo PAC. Estamos trabalhando em um novo ramal que atenderá principalmente a Paraíba. A ideia é lançar essa contratação ainda este ano para melhorar o atendimento ao estado.”

Confirmação do presidente Lula

O presidente Lula, em entrevista à Rede Mais Rádios e à Rádio POP FM de João Pessoa, também reforçou o compromisso com a construção do Ramal Piancó, afirmando que as iniciativas previstas no PAC são para serem realizadas.

“Tem que acreditar que vai acontecer, porque as coisas que estão no PAC é para acontecer”, destacou Lula.

Com a implementação do Ramal Piancó, espera-se uma significativa melhora na segurança hídrica do Sertão paraibano, beneficiando milhares de pessoas que sofrem com os efeitos da seca prolongada. A obra é vista como um marco no combate à escassez de água e no fortalecimento do desenvolvimento regional.

Por Patos Online
Com informações do Diário do Sertão