Esportes Saídas
Debandada no Nacional de Patos tem River do Piauí como destino
River-PI, que tem a pior campanha da competição, garimpou reforços no Nacional de Patos, que também luta contra a parte de baixo da tabela do estadual da Paraíba
06/02/2025 08h55 Atualizada há 4 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: ge PI
Natalício, ex-Nacional de Patos, também foi para o River-PI — Foto: Maurício Soares

O estadual começou, e os primeiros jogos do River-PI trouxeram mais preocupações do que vitórias. Mesmo sendo o mais tradicional do Piauí, acumula a pior campanha da competição. A necessidade de reforços se tornou urgente para tentar uma recuperação na segunda fase. Mas onde buscar esses jogadores? Em outro time que também não vive um bom momento. Na tentativa de mudar o cenário, o Galo Carijó contratou cinco jogadores do Nacional de Patos, equipe que atualmente é a última fora da zona de rebaixamento no Campeonato Paraibano.

Maior campeão do Piauiense, com 32 títulos, o River-PI enfrenta dificuldades na atual edição do torneio. Em quatro partidas disputadas, o Galo somou apenas um ponto, fruto de um empate com o Atlético-PI, e sofreu três derrotas. O ataque marcou três gols, enquanto a defesa já foi vazada 10 vezes. A equipe está distante seis pontos do Fluminense-PI e sete do Altos, os dois primeiros colocados do Grupo A.

Apesar da campanha ruim, o River-PI avança automaticamente para a segunda fase do estadual, conforme o regulamento da competição. No entanto, a reação precisa ser imediata, já que, ao final das duas primeiras fases, apenas os quatro melhores seguem para as semifinais. Os dois times de pior campanha no geral serão rebaixados para a Série B do Piauiense de 2026.

O Galo, atualmente, tem apenas um ponto, enquanto o Oeirense, outro time na parte de baixo da tabela, mas da Chave B, soma dois. Já os demais clubes do Campeonato Piauiense registram pontuações mais expressivas: Atlético-PI e 4 de Julho têm cinco pontos; Fluminense-PIParnahyba Piauí somam sete; e o líder geral, Altos, tem oito.

Diante desse cenário, o River-PI foi ao mercado e encontrou no Nacional de Patos, do interior da Paraíba, uma oportunidade para reforçar seu elenco. O clube tricolor contratou cinco jogadores do Naça: o atacante Kieza e o meia Natalício, que chegaram primeiro, seguidos pelo lateral-direito Mhaylon, o volante Bruno Eduardo e o atacante Ezequiel.

Por outro lado, os reforços vieram de uma equipe que também atravessa um momento que não é dos melhores. O Nacional de Patos disputou cinco partidas no Campeonato Paraibano até agora e venceu apenas uma. Nos últimos três jogos, empatou dois e perdeu um. O time está fora da zona de rebaixamento, mas com uma vantagem de apenas dois pontos sobre o nono colocado Auto Esporte-PB, por exemplo, que é um adversário direto na luta contra a degola.

Os cinco jogadores que trocaram Patos por Teresina tiveram participações regulares no Naça. Bruno Eduardo foi titular em todas as partidas e contribuiu com um gol e duas assistências. Mhaylon, que começou quatro jogos como titular, deu uma assistência. Ezequiel, que alternou entre banco e titularidade, também participou de um gol. Natalício, presente em quatro jogos como titular, marcou uma vez, enquanto Kieza, titular em quatro embates, não teve participações diretas em gols.

Fonte: ge PI