Funcionários da empresa Saile, prestadora de serviço do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Educação, denunciam atrasos recorrentes e irregularidades nos pagamentos. De acordo com os relatos enviados ao Patos Online, a empresa realizou o pagamento de apenas um ou dois colaboradores por escola, deixando vários outros sem receber seus salários.
A situação gerou ainda mais revolta quando a empresa informou aos poucos trabalhadores que receberam que o pagamento teria sido efetuado com valores a mais e exigiu a devolução da diferença. Segundo os denunciantes, essa prática tem causado grande insegurança financeira entre os colaboradores.
Outro ponto levantado na denúncia é que a empresa ordenou uma pausa de 15 dias em janeiro, alegando tratar-se de "férias coletivas". No entanto, ao retornar ao trabalho, os funcionários foram informados de que, na verdade, o período não seria contabilizado como férias, mas sim como uma simples "pausa".
Não é a primeira vez que ocorrem problemas nos pagamentos por parte da Saile. Os trabalhadores afirmam que mensalmente enfrentam dificuldades para receber seus salários e que a empresa justifica os atrasos alegando que o Governo do Estado não repassou os valores devidos. Outra reclamação é referente à ausência de repasse do FGTS para as contas dos funcionários.
Diante da falta de respostas da empresa aos trabalhadores, a esperança é que, com a divulgação do caso, providências sejam tomadas e os pagamentos sejam regularizados. O espaço segue aberto para a empresa Saile ou o Governo do Estado se manifestarem sobre o caso.
E-mail: falecom@patosonline.com.