Os enfermeiros da Paraíba que ficaram incapacitados ou faleceram devido à Covid-19 terão direito a uma indenização de R$ 50 mil, conforme acordo homologado pela Justiça Federal, nesta quarta-feira (19). No entanto, haverá um desconto de 20% da União, reduzindo o valor final para R$ 40 mil.
O benefício será pago em parcela única aos profissionais incapacitados permanentemente para o trabalho ou aos dependentes dos que faleceram entre 3 de fevereiro de 2020 e 22 de maio de 2022, enquanto atuavam no combate à pandemia.
No caso de dependentes, o cálculo será feito da seguinte forma:
O pagamento será feito mediante apresentação de documentação junto ao Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (SINDEP). Os interessados devem reunir os seguintes documentos:
A indenização é garantida pela Lei Federal nº 14.128/2021, que prevê compensação financeira para profissionais da saúde que atuaram na linha de frente da pandemia. O pagamento foi viabilizado após uma ação civil pública ajuizada pelo SINDEP, que argumentou que a União não vinha cumprindo a obrigação de indenizar os enfermeiros afetados.
Com a homologação do acordo, o prazo máximo para cumprimento da sentença será de até dois anos.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB