Brasil Desativado
Alexandre de Moraes desativa perfil pessoal no X, antigo Twitter
Ministro do STF mantinha perfil na rede social do bilionário Elon Musk sem uso desde janeiro de 2024, mas desativou a conta nesta sexta
21/02/2025 12h00 Atualizada há 16 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Metrópoles
Imagem: Antonio Cruz - Agência Brasil/rafapress - Shutterstock

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, desativou sua conta pessoal na rede social X, de propriedade do bilionário Elon Musk. A assessoria da Corte informou nesta sexta-feira (21) que Moraes já não utilizava a plataforma desde janeiro de 2024 e tomou a decisão por iniciativa própria.

A mudança pegou os seguidores de surpresa, que, ao acessarem o perfil do ministro, encontraram a mensagem: "Esta conta não existe". O perfil havia sido criado em agosto de 2017 e era utilizado para publicações institucionais e posicionamentos do magistrado.

Desativação ocorre após multa milionária à rede social

A saída de Moraes da plataforma ocorre um dia após ele determinar que a empresa X Brasil pague uma multa de R$ 8,1 milhões por descumprimento de ordem judicial. A penalidade foi aplicada em outubro de 2024, após a rede social se recusar a fornecer dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos, investigado por disseminação de notícias falsas.

Na época, o ministro estipulou uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Em resposta ao STF, a plataforma X afirmou que suas operadoras "não coletam dados cadastrais", mas o recurso da empresa não foi aceito.

Moraes determinou que a empresa seja intimada, por meio de seus advogados, a realizar o pagamento imediato da multa.

Investigação contra Allan dos Santos

O blogueiro Allan dos Santos é alvo de dois inquéritos no STF. Um investiga ameaças a ministros e a disseminação de fake news, enquanto o outro apura um possível financiamento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Por Patos Online
Com Metrópoles