Na manhã desta sexta-feira (21), um parto histórico foi registrado na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Com impressionantes 5,93kg, Isabelly nasceu de uma cesariana e se tornou um dos maiores bebês do Brasil, surpreendendo a equipe médica e a família pelo tamanho da criança.
A mãe, Jussara Silvério Campos, de 31 anos, e o pai, Ilderlan Vicente Barbosa, de 42 anos, são moradores de Bernardino Batista, no Sertão da Paraíba. No entanto, devido a complicações médicas e à necessidade de estrutura hospitalar adequada, o parto precisou ser realizado na capital paraibana.
Jussara, que é hipertensa, começou a apresentar pressão arterial elevada, exigindo cuidados médicos intensivos. Inicialmente, ela deu entrada na Maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras, mas, por conta de uma reforma no prédio, não havia disponibilidade simultânea de leitos na UTI para a mãe e na UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal) para a bebê.
A equipe médica tentou encaminhá-la para hospitais em Patos e Campina Grande, mas, diante da falta de vagas, foi necessário transferi-la para a Maternidade Frei Damião, em João Pessoa.
Apesar do peso acima da média, Isabelly nasceu saudável e foi mantida sob observação na UCIN apenas por precaução. Já Jussara precisou ser encaminhada à UTI para estabilização da pressão arterial, mas também passa bem, conforme relatou a avó da criança ao portal Diário do Sertão.
A secretária de Saúde de Bernardino Batista, Ruth Rany, está acompanhando o caso e dando suporte à família durante esse momento especial.
O nascimento de Isabelly impressiona pela média de peso, considerando que recém-nascidos costumam pesar entre 2,5kg e 4kg. No entanto, o maior bebê já registrado no Brasil nasceu em janeiro de 2023, em Parintins, no Amazonas, com 7,3kg e 59 cm de altura, no Hospital Padre Colombo.
Por Patos Online