Uma mãe de alunos da Escola CIEP I José Genoino/Napoleão Nóbrega, localizada no bairro do Morro, em Patos, procurou o Patos Online para relatar problemas que vêm ocorrendo dentro da escola, incluindo a entrada de um aluno com uma arma branca em sala de aula.
A mãe, que preferiu não se identificar, se disse preocupada com a implementação do ensino em tempo integral na unidade escolar. Segundo ela, a escola não possui estrutura adequada para o projeto, e a direção estaria restringido a entrada dos responsáveis, dificultando a fiscalização das condições dos estudantes.
Em seu depoimento, ela informou que na última quarta-feira (26) um estudante teria ameaçado ferir uma colega, e segundo a denúncia, a direção apenas aplicou uma advertência, sem tomar providências mais severas. Além disso, disse haver relatos de pequenos furtos e falta de comunicação entre a direção e os pais.
Outro ponto de reclamação levantado por ela é a sobrecarga dos estudantes. Segundo a responsável, os alunos passam longas horas na escola, das 7h às 17h, com atividades excessivamente voltadas para a escrita, sem a oferta de oficinas ou atividades extracurriculares prometidas. Alguns alunos estariam desenvolvendo problemas de saúde, como dores na coluna e até cálculo renal, devido à rotina intensa sem intervalos adequados.
Em relação ao assunto, o Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, que emitiu uma nota oficial se posicionando sobre o episódio na unidade escolar. Confira abaixo:
Nota de esclarecimento:
A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que, ao tomar conhecimento do ocorrido, buscou informações concretas junto à direção do CIEP I José Genuíno/Napoleão Nóbrega.
Esclarecemos que, felizmente, não houve nenhum incidente na escola e que os alunos envolvidos foram chamados à direção juntamente com seus respectivos pais para esclarecimento dos fatos. Não houve nenhuma ameaça dentro das dependências da unidade escolar!
Informamos que a Secretaria de Educação adota protocolos de segurança em suas escolas e que já está averiguando melhor o caso para tomar as providências cabíveis .
Como forma de tranquilizar toda a comunidade escolar e os pais, a Guarda Civil Municipal esteve na escola durante toda a manhã desta quinta-feira (27) para reforçar a segurança no local.
Secom