Locais Tuberculose
Coordenador de Vigilância Epidemiológica confirma mais de 10 pacientes em tratamento para tuberculose em Patos
De acordo com Amorim, o tratamento é feito em duas fases, realizando todo o monitoramento pelas Unidades Básicas de Saúde.
24/03/2025 16h00 Atualizada há 4 dias
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Imagem ilustrativa (Foto: Pexels)

O coordenador de Vigilância Epidemiológica do Município de Patos, José Rodrigues de Amorim, informou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que 11 pacientes com tuberculose estão em tratamento no município.

De acordo com Amorim, o tratamento ocorre em duas fases, com monitoramento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que fornecem as medicações necessárias para combater a doença e evitar a transmissão para pessoas que mantêm contato direto com os pacientes.

“O tratamento é dividido em dois meses de fase intensiva e quatro meses de fase de manutenção. A medicação é disponibilizada ao paciente e supervisionada pelas Unidades Básicas de Saúde do município. O monitoramento é feito principalmente com as pessoas que têm contato com quem está em tratamento”, explicou o coordenador.

Amorim acrescentou que o município realiza exames de tuberculina em pacientes suspeitos, com o objetivo de identificar novos casos e evitar o chamado “ciclo de transmissão” entre pessoas do mesmo domicílio.

As informações foram repassadas nesta segunda-feira, 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data criada para conscientizar o público sobre a epidemia global da doença e os esforços para eliminá-la.