Regional Meio Ambiente
Conselho Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Serra do Teixeira leva delegação regional para à 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente da Paraíba
A delegação da Serra do Teixeira ainda conseguiu eleger dois delegados dos municípios de Cacimbas e Manaíra para representar a região e a Paraíba na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente que vai acontecer no mês de maio em Brasília
27/03/2025 23h00 Atualizada há 4 dias
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Foto: divulgação

O Conselho Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Serra do Teixeira - COREMADS participou da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente com representantes de treze municípios dos dezoitos que compões o órgão regional, Teixeira, Matureia, Cacimbas, Desterro, São José do Bonfim, Mãe D’Água, Cacimba de Areia, Catingueira, Santana dos Garrotes, Manaíra, São José de Princesa, Princesa Isabel e Juru.

A Conferência aconteceu nos dias 25 e 26 de março de 2025 no Centro de Convenções de João Pessoa, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica na Paraíba”.

A abertura do evento contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro; da secretária estadual do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense; do superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, além de representantes da sociedade civil organizada.

O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou a gravidade da crise climática e a necessidade de ações imediatas. “Precisamos reconhecer que o planeta tem limites e agir agora para garantir um futuro sustentável. A conferência é um espaço essencial para esse debate”, afirmou.

A secretária Rafaela Camaraense destacou a importância da participação coletiva na construção de políticas ambientais mais eficientes. “Já ultrapassamos muitos limites e não há mais tempo para inércia. O evento é fundamental para fortalecer nossas ações e buscar soluções viáveis para a Paraíba”, declarou.  

O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, enfatizou que todas as ideias apresentadas podem contribuir para a mudança. “Cada proposta, por mais simples que pareça, pode fazer a diferença no enfrentamento das mudanças climáticas”, disse.

A conferência reuniu mais de 400 representantes de municípios paraibanos e teve como objetivo promover debates e definir propostas que serão submetidas à votação pelos delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais e livres. Os debates são estruturados em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação Climática, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.

A delegação da Serra do Teixeira ainda conseguiu eleger dois delegados dos municípios de Cacimbas e Manaíra para representar a região e a Paraíba na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente que vai acontecer no mês de maio em Brasília. 

Assessoria