A esperada seleção do Campeonato Paraibano Unipê 2025, eleita pela Rede Paraíba, foi divulgada nesta terça-feira (1°). O campeão Sousa foi o maior destaque da temporada ao emplacar sete jogadores no time ideal, além de ter o melhor treinador e o craque da competição. O Botafogo-PB conta com três atletas, além da revelação do estadual, enquanto o Treze escalou um nome na equipe.
Pelo segundo ano seguido, o craque do Campeonato Paraibano foi Diego Ceará, do Sousa, que, curiosamente, também foi o artilheiro da competição em mais uma temporada consecutiva. A revelação foi Guilherme Santos, do Botafogo-PB, enquanto Paulo Foiani, campeão com o Dionssauro, foi eleito o melhor técnico. O júri foi formado por 31 profissionais que cobriram o estadual através do ge Paraíba, do Jornal da Paraíba, da Rádio CBN e das TVs Cabo Branco e Paraíba.
O time da temporada é formado por Bruno Fuso (Sousa), Iranilson (Sousa), Uesles (Sousa), Reniê (Botafogo-PB) e Fernando Ceará (Sousa); Gama (Botafogo-PB), Felipe Jacaré (Sousa) e Dione (Treze); Guilherme Santos (Botafogo-PB), Ian Augusto (Sousa) e Diego Ceará (Sousa).
A votação também premiou o melhor árbitro, pela quarta vez, ficou com Afro Rocha Filho. Ele também venceu nos anos de 2021, 2023 e 2024.
Goleiro - Bruno Fuso (Sousa)
O melhor goleiro do campeonato já é ídolo do Sousa. Além da segurança habitual nos jogos, Bruno Fuso foi herói na classificação contra o Serra Branca na semifinal, nos pênaltis, e também foi impecável na final contra o Botafogo-PB.
Aos 37 anos, esta foi a segunda vez que Bruno Fuso foi eleito o goleiro do Campeonato Paraibano. Afinal de contas, ele também foi destaque no ano passado.
Além de Bruno Fuso, foram lembrados: Allan, do Serra Branca, Igor Rayan, do Treze, e Wallace, do Botafogo-PB.
Lateral direito - Iranilson (Sousa)
Outro nome que também foi bicampeão estadual com o Sousa e foi eleito com quase unanimidade foi Iranilson. O lateral-direito foi premiado como o nome da posição pela quarta vez, já que havia vencido em 2020, 2022 e 2024.
Aos 31 anos, Iranilson é um dos nomes mais confiáveis do elenco do Sousa. Além dele, foram lembrados: Everton, do Serra Branca, e Erick, do Botafogo-PB
Zagueiros - Uesles (Sousa) e Reniê (Botafogo-PB)
Pelo segundo ano seguido, a dupla de zaga da seleção do Campeonato Paraibano é formada por Sousa e Botafogo-PB. No entanto, desta vez, os nomes são diferentes de 2024. No lado do Sousa, o mais lembrado foi Uesles, que chegou para a temporada e rapidamente emplacou com a camisa do Dinossauro.
Por sinal, Uesles já foi eleito melhor zagueiro do Paraibano. Foi em 2020, quando terminou vice-campeão pelo Campinense.
Já o botafoguense lembrado foi Reniê, defensor experiente, que fez um estadual seguro. O jogador se sobressaiu na equipe de João Burse e entra no time da competição pela primeira vez na carreira.
Lateral esquerdo - Fernando Ceará
Quem completa a defesa do time do campeonato é Fernando Ceará. O lateral-esquerdo do Sousa foi o mais lembrado na disputa e descanbou a concorrência de Arthurzinho, do Treze, e Sidcley, do Botafogo-PB.
Felipe Ceará entra no time do Campeonato Paraibano pela primeira vez na carreira.
Meio-campistas - Gama (Botafogo-PB, Felipe Jacaré (Sousa) e Dione (Treze)
O meio de campo da seleção do Campeonato Paraibano 2025 conta com três nomes, um do campeão Sousa, outro do vice Botafogo-PB e um do Treze, semifinalista e quarto colocado.
O mais lembrado foi Gama, volante do Belo, que ficou marcado por vários golaços anotados ao longo do estadual. O jogador foi o destaque botafoguense no estadual e ajudou o time a se classificar para a final.
Outro volante lembrado foi Felipe Jacaré, que recebeu 16 votos. O jogador do Sousa não comprometeu na defesa e ainda marcou gol ao longo da campanha. Por essas e outras, o meio-campista também compõe o time. Tanto Felipe quanto Gama estão na equipe do campeonato pela primeira vez.
O camisa 10 da seleção do estadual é do Treze, Dione. O meia carregou o Galo para a reta final do campeonato e recebeu 28 votos. O grande problema para o jogador foi mesmo na semifinal, na partida de ida contra o Botafogo-PB, quando acabou expulso de maneira infantil.
Apesar disso, o talento de Dione é inquestionável e ele despontou como um dos principais nomes da competição. Por sinal, em 2022, quando campeão pelo Campinense, o jogador foi eleito para o time do Paraibano e ainda faturou o prêmio de craque.
Atacantes - Guilherme Santos (Botafogo-PB, Ian Augusto (Sousa) e Diego Ceará (Sousa)
O grande nome do ataque da seleção do Paraibano foi novamente Diego Ceará. O camisa 9 foi de novo o artilheiro do estadual, também com seis gols, e levou o Sousa a ser campeão da Paraíba de forma consecutiva. A verdade é que 2025 foi um repeteco de 2024 para o matador sertanejo, que recebeu 29 votos. Foi a segunda vez que o centroavante foi lembrado para o time.
Quem faz companhia ao artilheiro do Dinossauro é Guilherme Santos, do Botafogo-PB. O jovem jogador foi uma peça importante no time do técnico João Burse e recebeu 23 votos. Além dele, Ian Augusto, também do Sousa, completou a equipe, com 21 votos.
Guilherme Santos e Ian Augusto estreiam na seleção do Campeonato Paraibano. Também foram lembrados: Michel Potiguar, do Campinense, Henrique Dourado, do Botafogo-PB, Allan, da Picuiense, além de Rafael Ibiapino e Wandson, ambos do Treze.
Técnico - Paulo Foiani (Sousa)
O técnico do campeonato também foi o grande campeão. Paulo Foiani se destacou do início ao fim da competição, encerrando a campanha com direito a alterações que ajudaram o Sousa a empatar a partida decisiva com o Botafogo-PB, o que resultou no título pelo placar agregado.
O experiente comandante já havia treinado o Campinense no futebol da Paraíba, mas foi com o Dinossauro que ele cravou de vez o nome na história.
Foram 28 votos para Paulo Foiani, enquanto Marcel Santos, do Pombal, e Roberto Maschio, do Serra Branca, também receberam votos.
Craque - Diego Ceará (Sousa)
Pela segunda temporada seguida, Diego Ceará foi eleito o craque do Campeonato Paraibano. O artilheiro e campeão com o Sousa realmente está fazendo história no futebol do estado e recebeu 12 votos.
O camisa 9 bom de bola desbancou nomes como Gama, do Botafogo-PB, e Dione, do Treze, para fechar mais um estadual com chave de ouro.
Revelação - Guilherme Santos (Botafogo-PB)
A revelação do Campeonato Paraibano 2025 é Guilherme Santos, atacante do Botafogo-PB. O jovem jogador de 23 anos foi uma das boas surpresas da competição e se destacou com golaços e muita entrega em campo.
Ele recebeu 14 pontos e venceu a concorrência de outros cinco nomes, como a dupla da Picuiense, Kaike e Allan.
Árbitro - Afro Rocha
O melhor árbitro do Campeonato Paraibano, pelo quarto ano, ficou com Afro Rocha. Ele recebeu 17 votos, vencendo nomes como Ruthyanna Camila, Bruno Monteiro, Douglas Magno e Tiago Ramos.
Afro Rocha também venceu na categoria em 2021, 2023 e 2024.
Fonte: ge PB