Gerais Destino final
Transformador de 250 toneladas chega a destino final, após quase 20 dias
O equipamento é peça-chave para a entrada em operação de um dos maiores complexos eólicos da Paraíba, que está sendo construído pela CTG Brasil.
04/04/2025 20h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução/instagram/@jailsondebike

Após 19 dias de viagem, o transformador de 250 toneladas, vindo da China, chegou nesta sexta-feira (4) ao seu destino final: o Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano. O equipamento é peça-chave para a entrada em operação de um dos maiores complexos eólicos da Paraíba, que está sendo construído pela CTG Brasil.

A longa jornada teve início no dia 15 de março, quando o transformador saiu de Cabo de Santo Agostinho (PE). A travessia por terra foi feita com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), em um percurso total de quase 400 quilômetros, sendo 222 km em solo paraibano.

Segundo a PRF, a logística incluiu comboios em velocidade média de 7 km/h nas BRs e até 20 km/h nas rodovias estaduais. O transporte, de dimensões extraordinárias — 113,7 metros de comprimento no início do percurso e 54 metros nas estradas estaduais — exigiu interdições, pausas para descanso e adaptações de acesso ao parque.

Bloco do Transformador e festa no percurso

A travessia do equipamento virou atração por onde passou. Em Pernambuco, o comboio se transformou em um verdadeiro evento, com direito a churrasco, fantasias e vídeos com drones. Páginas nas redes sociais chegaram a apelidar o movimento de "Transformador Fest" e "Bloco do Transformador".

Na Paraíba, o clima festivo continuou. Em Santa Rita, uma família chegou a comemorar o aniversário de uma criança em cima da carreta que transportava o transformador, com bolo, velinhas e parabéns. “Eles convidaram quem estava por perto para cantar parabéns”, contou a jornalista Luana Farias, que flagrou a cena inusitada.

Importância do equipamento

O transformador será responsável por converter a energia eólica em elétrica e integrá-la ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com Lucas Sanchez, Diretor de Engenharia de Renováveis da CTG Brasil, “a previsão é que, em cerca de 30 dias, sejam finalizados os processos de montagem, comissionamento e testes, para que o equipamento esteja energizado na primeira quinzena de maio”.

Produzido na China, o equipamento chegou ao Brasil via navio e foi transportado até o Seridó pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação.

Complexo eólico de grande porte

O Parque Eólico Serra da Palmeira contará com 108 aerogeradores, distribuídos entre os municípios de Picuí (36), Nova Palmeira (33), Pedra Lavrada (25), São Vicente do Seridó (10) e Baraúna (4). A potência instalada será de 648 megawatts (MW), o suficiente para abastecer até 1,7 milhão de pessoas.

Além do transformador já entregue, um segundo equipamento semelhante está previsto para começar o mesmo trajeto entre os meses de abril e maio, reforçando ainda mais a infraestrutura energética do Estado.

Por Patos Online
Com informações do g1 PB