Locais Combate à dengue
Patos registra redução nos casos de dengue e intensifica ações durante Semana Estadual de Combate às Arboviroses
Durante esta semana, de 7 a 11 de abril, a cidade participa da Semana Estadual de Combate às Arboviroses, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com os municípios paraibanos.
10/04/2025 07h00 Atualizada há 1 semana
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O município de Patos registrou uma redução significativa nos casos de dengue e segue firme na realização de ações contínuas de combate ao Aedes aegypti. Durante esta semana, de 7 a 11 de abril, a cidade participa da Semana Estadual de Combate às Arboviroses, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com os municípios paraibanos. As ações incluem visitas a residências, terrenos baldios e comércios, aplicação de larvicida, distribuição de material educativo e orientações à população.

Outro destaque importante foi a realização do segundo LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), entre os dias 31 de março e 4 de abril, que apontou uma redução de quase 3% na infestação do mosquito, se comparado ao levantamento de janeiro. A Secretaria de Saúde considera o resultado positivo, mas alerta que a população deve continuar atenta e contribuir com as medidas preventivas, principalmente no período de chuvas.

Ao longo da semana, também estão sendo desenvolvidas ações educativas em locais estratégicos como mercados públicos, escolas dos bairros Mundo Novo, Castelo Branco, Jatobá e São Sebastião, além da inspeção em 151 pontos vulneráveis como cemitérios, ferros-velhos e borracharias, com eliminação de criadouros e aplicação de inseticida, quando necessário.

As informações foram repassadas em conversa com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, e com José Júnior de Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos, que reforçaram a importância do apoio da população e da imprensa no enfrentamento ao mosquito.

Loading...

De Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM