O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniu na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar do projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.
A reunião, confirmada pela assessoria do parlamentar paraibano, teve como objetivo sensibilizar Motta a pautar a proposta, caso o Partido Liberal consiga o número necessário de 257 assinaturas para levar o projeto diretamente ao plenário da Câmara. De acordo com informações do PL, o texto já conta com o apoio de 246 deputados.
No entanto, conforme apurado por assessores e interlocutores, Hugo Motta ainda não está convencido de pautar o projeto no plenário. Durante o encontro, ele teria sinalizado ao ex-presidente a possibilidade de levar a discussão para uma comissão especial, como forma de ampliar o debate sobre o tema.
O presidente da Câmara também sugeriu abrir diálogo com outros Poderes. Segundo relatos, Motta ressaltou a importância de discutir o texto com o Senado Federal e com o Poder Executivo, buscando uma articulação mais ampla.
Aliados próximos afirmam que o deputado paraibano tenta construir um consenso em torno da proposta, incluindo conversas com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de viabilizar um texto que possa avançar com maior respaldo institucional — inclusive com apoio do governo na Casa.
O projeto de anistia tem gerado forte repercussão e divide opiniões no Congresso e na sociedade, especialmente pelo simbolismo dos ataques às instituições democráticas ocorridos na capital federal.
Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil