O deputado estadual Cicinho Lima (PL-PB) esteve esta semana em Brasília, onde se reuniu com o 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Federal, deputado Carlos Veras (PT-PE), para solicitar agilidade na tramitação do Projeto de Lei nº 3083/2023, de autoria do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE). A proposta, que ficou conhecida como "Projeto Luiz Gonzaga", visa regulamentar a destinação de recursos públicos para as festividades de São João em todo o território nacional.
O PL estabelece, entre outros pontos, um percentual mínimo a ser destinado à contratação de artistas e grupos musicais que representem a cultura popular do gênero forró, com foco especial nos trios pé de serra.
“Forrozeiro que sou, e representante da minha classe de artistas que preservam o autêntico forró, estou aqui hoje fazendo esse apelo ao primeiro secretário pela celeridade na tramitação dessa importante matéria — especialmente em favor dos forrozeiros do interior, que muitas vezes são esquecidos nos grandes eventos juninos”, destacou Cicinho Lima, que também é cantor e filho do saudoso Pinto do Acordeon.
Lima espera que a matéria seja votada e aprovada ainda este ano, a tempo de beneficiar os artistas tradicionais que mantêm viva a essência da maior festa popular do Nordeste.
Em resposta, o deputado Carlos Veras reconheceu a importância da proposta e garantiu que irá mobilizar esforços junto aos demais membros da Mesa Diretora para que o projeto seja pautado.
“É um projeto de um colega nosso de Pernambuco, o Fernando Rodolfo, que é do PL, mas a pauta do forró não tem partido nem ideologia. Ela precisa de todos nós. Esse projeto é fundamental para a valorização e o resgate do nosso tradicional forró. Pode contar conosco. A matéria já tem requerimento de urgência aprovado, e tenho certeza de que os forrozeiros poderão contar também com o apoio do presidente Hugo Motta (Republicanos) na aprovação dessa proposta”, afirmou Veras.
Patosonline.com
Com informações da assessoria