Saúde Atraso de medicação
Mulher denuncia atraso na marcação de consulta e teme perder acesso a medicação de alto custo em Patos; Secretário de Saúde se pronuncia sobre o caso
Segundo ela, que faz tratamento para artrite reumatoide com o médico Dr. Pedro Augusto há anos, a demora no agendamento pode comprometer seu acesso a uma medicação essencial, cujo custo gira em torno de R$ 10 mil.
16/04/2025 07h00 Atualizada há 3 dias
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma internauta procurou a Rádio Espinharas FM de Patos para denunciar um problema relacionado à marcação de consultas com especialistas no município. Segundo ela, que faz tratamento para artrite reumatoide com o médico Dr. Pedro Augusto há anos, a demora no agendamento pode comprometer seu acesso a uma medicação essencial, cujo custo gira em torno de R$ 10 mil.

“Eu coloquei o encaminhamento na Central de Marcação há dois meses. Vim no começo do mês, falei com a diretora, ela pegou todos os meus dados e disse que era pra eu ir pra casa, que ia conseguir marcar minha consulta. Fiquei esperando. Hoje, quando voltei lá, a recepcionista me disse que ela saiu de folga e só volta na terça-feira”, relatou a paciente.

Segundo ela, o médico Pedro Augusto atende às segundas-feiras, o que dificulta a renovação do laudo médico necessário para obter o medicamento.

“Quer dizer que ela só volta na terça-feira da próxima semana. Eu já perdi o laudo do Dr. Pedro, a minha consulta e vou perder minha medicação. Sem o laudo do mês, eu não recebo o remédio.”

Loading...

Crédito: Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM

 

A paciente ainda informou que precisou custear os próprios exames por saber que, pelo SUS, eles demorariam. “Eu tive que pagar. Os exames já estão todos prontos.”

Versão da Secretaria de Saúde

Em resposta à situação, o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, informou que:

“A Central de Regulação está fazendo a atualização da PAES — o Programa de Atendimento a Especialidades Pactuadas. Ela está em treinamento até a segunda-feira. E o acesso a consultas especializadas se dá através do malote da Atenção Básica.”