A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Long Range, com o objetivo de combater crimes de furto eletrônico mediante fraude praticados contra o município de Desterro, no sertão da Paraíba, durante o ano de 2023.
Segundo as investigações, um grupo de hackers teria invadido contas bancárias da prefeitura e realizado transferências indevidas no valor total de R$ 82.650,00 para contas pessoais e de terceiros — os chamados “laranjas”.
As ações da PF foram possíveis graças a quebras de sigilos bancários autorizadas judicialmente, que permitiram rastrear o percurso do dinheiro público desviado. Com isso, os investigadores conseguiram identificar os verdadeiros beneficiários dos recursos subtraídos ilegalmente.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta, todos em endereço localizados no estado de São Paulo, nos bairros:
Além das buscas, a Justiça Federal determinou o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos investigados, o que deve ampliar as informações sobre a atuação do grupo e suas possíveis conexões com outras fraudes semelhantes.
Caso sejam confirmadas autoria e materialidade, os investigados poderão responder por crimes graves, como:
O nome da operação — Long Range — faz alusão à longa distância entre os criminosos e o local do crime, ressaltando o uso da internet como ferramenta para ações criminosas que atravessam estados e fronteiras.
Por Patos Online
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba