Esportes Conquista
Atletas de Patos se destacam no Campeonato Pernambucano de Kickboxing
Os atletas fazem parte do projeto coordenado pelo professor Odilon Avelino da Cunha, que há 19 anos funciona no Campus VII da UEPB, em Patos-PB
17/04/2025 09h33 Atualizada há 2 dias
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com Assessoria
Foto: divulgação

Nos dias 12 e 13 de abril, o município de Ipojuca-PE foi palco do Campeonato Pernambucano de Kickboxing, evento que contou com a participação de atletas de diversos estados do país. Representando a Paraíba com garra e excelência, três atletas ligados ao projeto de extensão “Utilização do Karatê Como Instrumento de Inclusão Social”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foram destaques na competição.

Rafaela das Chagas Bernardo foi destaque ao conquistar o título de campeã nas categorias Kick Light e Light Contact, na divisão de 55 quilos. Já Davi Alexandre Avelino de Lima também teve um desempenho de alto nível, sagrando-se campeão na categoria Kick Light até 57 quilos, nocauteando seu adversário da luta final. O atleta Rafael Augusto Mota Alves também integrou a delegação, demonstrando grande dedicação e espírito esportivo, ficando em quarto lugar na categoria Kick Light até 74 quilos. Os atletas fazem parte da equipe Fight Club e são filiados a Confederação Brasileira de Kickboxing.

Os atletas fazem parte do projeto coordenado pelo professor Odilon Avelino da Cunha, que há 19 anos funciona no Campus VII da UEPB, em Patos-PB. A iniciativa oferece treinamentos gratuitos de Karatê e Kickboxing e tem como principal objetivo a inclusão social de pessoas de diferentes perfis. Ao longo de quase duas décadas, o projeto tem se consolidado como um espaço de transformação social, contribuindo não apenas para a formação esportiva, mas também para o desenvolvimento pessoal de seus participantes.

Apesar dos inúmeros resultados positivos,  com vitórias em competições nacionais e internacionais,  o projeto e seus atletas enfrentam um desafio constante: a dificuldade de patrocínios. Ainda assim, com esforço, dedicação e apoio da comunidade acadêmica e de amigos, os jovens seguem se destacando e levando o nome da UEPB, de Patos e da Paraíba ao pódio.

Com as conquistas, os atletas se classificaram para as finais do Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado em Brasília entre os dias 18 e 22 de junho. O desafio agora é conseguir recursos para disputar o brasileiro.

Patosonline.com
Com assessoria