Bicampeão paraibano, o Sousa inicia sua caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro contra o Santa Cruz-RN com o objetivo claro de alcançar o acesso inédito à Série C do Brasileirão. A equipe do Alto Sertão vem de duas temporadas de destaque no cenário estadual e nacional, mas tem como principal desafio corrigir os erros cometidos na última participação na competição nacional.
Em 2024, o Dinossauro conquistou o título paraibano após 15 anos e ainda teve uma campanha histórica na Copa do Brasil, eliminando o Cruzeiro, maior campeão da competição. No entanto, o desempenho na Série D do Brasileirão foi abaixo das expectativas. Com uma campanha irregular — foram cinco vitórias em 14 partidas — o clube jurássico não passou da fase de grupos.
Neste ano, a direção do clube entendeu que a continuidade do elenco podia ser um diferencial. E deu resultado no estadual. Seis jogadores que participaram da campanha passada da Série D estiveram em campo na decisão do Paraibano de 2025: o goleiro Bruno Fuso, os defensores Iranilson e Marcelo Duarte, os meias Hebert Cristian e Felipe Jacaré e o centroavante Diego Ceará. A expectativa é que a experiência acumulada sirva como diferencial para evitar oscilações.
O Grupo A3, onde o Sousa está inserido, promete equilíbrio. Entre os adversários, estão clubes de tradição no Nordeste, como América-RN, Santa Cruz e Treze, além de Central e Ferroviário. Com confrontos diretos entre postulantes à classificação, o Dinossauro terá que manter a consistência desde as primeiras rodadas para avançar de fase.
O regulamento da Série D prevê oito grupos com oito times, classificados os quatro melhores de cada chave para o mata-mata. A partir daí, o acesso será definido em três fases eliminatórias. Para o Sousa, o objetivo está traçado: fazer uma campanha sólida desde o início para alcançar a Série C do Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge PB