A médica intensivista Cristina Belchior, doutora em Fisiologia Cardiovascular pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), fez um importante alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes durante entrevista concedida ao programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, nesta quinta-feira (17).
De acordo com a especialista, os anabolizantes – sejam sintéticos ou semissintéticos de origem natural – são todos derivados do hormônio masculino, a testosterona. Ela explica que, por sua natureza, essas substâncias têm ação direta sobre as células do corpo humano.
“Eles atravessam diretamente a membrana da célula, chegam ao núcleo e alteram a expressão proteica. É por isso que o ganho de massa muscular ocorre em um tempo menor. Mas o grande problema é que o anabolizante não escolhe célula: do mesmo jeito que hipertrofia o músculo esquelético, também hipertrofia o coração”, destacou a médica.
Cristina Belchior alertou que o uso indevido pode causar sérios danos ao sistema cardiovascular, principalmente ao ventrículo esquerdo do coração, levando a uma condição chamada miocardiopatia hipertrófica.
“Esse aumento do músculo cardíaco pode provocar arritmias, infarto e insuficiência cardíaca. O coração cresce tanto que deixa de receber os nutrientes e o oxigênio de forma adequada”, disse.
Ela ainda ressaltou que o uso dos anabolizantes, na maioria dos casos, ocorre sem qualquer tipo de orientação médica.
“Existe um uso indiscriminado muito perigoso. Diferente da reposição hormonal bem indicada, acompanhada por especialistas como endocrinologistas, onde tudo é dosado com cuidado, o uso aleatório dessas substâncias sempre traz riscos – sobretudo para o coração.”