Locais Arborização
Cajazeiras lidera arborização urbana entre cidades polo do Sertão da PB, aponta IBGE; Patos aparece em terceiro
De acordo com os dados, 90,47% da população urbana de Cajazeiras residem em ruas com uma ou mais árvores. Patos tem 87,19%.
18/04/2025 16h30 Atualizada há 15 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: divulgação

Um novo recorte do Censo Demográfico 2022, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou dados sobre as Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, e colocou Cajazeiras como a cidade do Sertão paraibano com maior proporção de moradores vivendo em ruas com arborização.

De acordo com os dados, 90,47% da população urbana de Cajazeiras residem em ruas com uma ou mais árvores. A análise considera apenas as vias urbanas e não leva em conta árvores em quintais ou áreas de matagal. Na sequência, aparecem Catolé do Rocha (88,24%), Patos (87,19%), Itaporanga (80,8%), Sousa (80,42%), Princesa Isabel (81,75%) e Pombal (68,35%).

Arborização detalhada por cidade

Cajazeiras

Patos

Catolé do Rocha

Princesa Isabel

Sousa

Itaporanga

Pombal

Destaques estaduais

Entre todos os municípios da Paraíba, os cinco com maior proporção de moradores em ruas arborizadas são:

  1. Santa Inês – 97,3%
  2. Curral Velho – 97,1%
  3. Poço de José de Moura – 96,8%
  4. Triunfo – 96,7%
  5. Marcação – 96,2%

Essas cidades, em sua maioria localizadas no Sertão (região de Cajazeiras e Vale do Piancó), demonstram que a arborização urbana vem ganhando espaço mesmo em regiões mais secas e quentes do estado.

João Pessoa tem queda significativa

Já na capital João Pessoa, conhecida por sua vegetação abundante, o índice caiu consideravelmente. Em 2010, 78,4% das vias eram arborizadas. Em 2022, o percentual caiu para 53,35%, colocando a cidade na 17ª posição entre as capitais brasileiras no quesito arborização urbana, segundo o IBGE.

Importância da arborização

A arborização urbana é um fator relevante para o conforto térmico, qualidade do ar, controle de enchentes e bem-estar da população. A presença de árvores nas ruas pode influenciar diretamente a qualidade de vida dos moradores, especialmente em regiões com altas temperaturas como o Sertão da Paraíba.

A divulgação do estudo estimula debates sobre políticas públicas e iniciativas comunitárias voltadas à preservação e ampliação da cobertura vegetal nos centros urbanos do estado.

Por Patos Online