A Igreja Católica está de luto com a morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos. Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano da história e uma figura marcante por seu compromisso com os pobres e pelas reformas promovidas na Igreja Católica. A morte foi anunciada oficialmente pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
Em áudio enviado ao Patos Online, o Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, falou sobre o momento e os próximos passos do Vaticano até a escolha do novo Papa. Conforme Dom Eraldo, inicialmente é organizado o funeral, bem como celebrações fúnebres e exequiais em todas as igrejas e dioceses do mundo, como forma de expressar comunhão e solidariedade.
Após o sepultamento do papa falecido, será iniciado o processo de organização do Conclave, quando todos os cardeais com menos de 80 anos se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, para a escolha do novo pontífice por meio de votação. Ao todo, um cardeal precisa obter 2/3 dos votos para se tornar o novo líder da Igreja Católica. Durante a votação, os integrantes do Colégio de Cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles podem votar entre si, mas não podem indicar os próprios nomes para o cargo.
"A nossa tarefa como Igreja é rezar, pedir ao Espírito Santo de Deus que ilumine os cardeais, para que, após um momento de discernimento, de muita oração e diálogo, possam decidir pela escolha de um pontífice que realmente atenda às necessidades do nosso tempo e da Igreja. Não será um momento fácil, dado o estilo do Papa Francisco. Para sucedê-lo, com certeza será necessário alguém com uma grande capacidade de diálogo, de reflexão e, sobretudo, de testemunho, simplicidade, humildade e abertura para com esta sociedade em que vivemos hoje", comentou.
Dom Eraldo reforçou que os católicos devem se comprometer com a oração, para que o novo Papa escolhido venha com disposição para continuar a missão da Igreja no mundo inteiro.
"Queremos pedir orações, para que este momento, que encerra a caminhada do Papa Francisco, possa também abrir um horizonte de futuro para a Igreja", disse.
Loading...
A Diocese de Patos comunicou que uma missa em sufrágio do Papa Francisco será realizada na noite desta segunda-feira, 21 de abril, na Catedral de Nossa Senhora da Guia, a partir das 19h, presidida pelo bispo Dom Eraldo. Além disso, os sinos das igrejas também devem ser tocados como gesto de comunicação pela morte do pontífice.
O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) depois de passar quase 40 dias internado com uma infecção respiratória. No Domingo de Páscoa, o pontífice fez uma breve aparição no Vaticano para dar a bênção “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo) e pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Por Felipe Vilar - Patos Online