Policial Acidente
Jovem está internado em estado grave no Hospital de Patos após sofrer traumatismo craniano em acidente na BR-230, entre Malta e Santa Gertrudes
O acidente aconteceu no último sábado (19). Desde então, Marcos permanece internado na UTI, sem reações clínicas, e, segundo boletim médico, o quadro é extremamente delicado.
22/04/2025 05h00 Atualizada há 3 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Pabhlo Rhuan
Foto: reprodução

Um grave acidente de trânsito registrado no último sábado (19), na BR-230, entre o município de Malta e o distrito de Santa Gertrudes, em Patos, no Sertão da Paraíba, deixou o jovem Marcos Amâncio de Oliveira, de 24 anos, em estado gravíssimo. A colisão envolveu uma motocicleta Honda CG Titan, de cor preta, conduzida por Marcos, e um automóvel Chevrolet Onix, também de cor preta, cujo condutor foi identificado como Francisco Arcenio da Costa, de 57 anos, conhecido como "Chicão".

De acordo com informações, Marcos seguia de Malta com destino a Santa Gertrudes quando foi surpreendido pelo carro, que tentava atravessar a rodovia para acessar uma via vicinal. A manobra resultou em uma colisão frontal de forte impacto.

Com o choque, Marcos foi arremessado para o lado oposto da pista, sofrendo um traumatismo cranioencefálico (TCE) severo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. O jovem foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital Regional de Patos, já entubado e inconsciente. Ele permanece internado na UTI, sem reações clínicas, e, segundo boletim médico, o quadro é extremamente delicado.

O motorista do automóvel, Francisco, foi submetido ao teste do etilômetro, que indicou 0,45 mg/l de álcool por litro de ar expelido, confirmando o estado de embriaguez. Ele foi preso em flagrante e passou por audiência de custódia na tarde do domingo (20). Durante a audiência, o Ministério Público requereu a conversão do flagrante em prisão preventiva. Enquanto a defesa requereu a liberdade provisória com a aplicação das medidas cautelares diversas da prisão. 

Na decisão, o juiz plantonista Mathews Francisco Rodrigues de Souza do Amaral entendeu que o condutor assumiu o risco ao dirigir sob efeito de álcool, e converteu a prisão em preventiva: 

No presente caso, a prisão preventiva está devidamente justificada para garantia da ordem pública, destacando-se:
1) o modus operandi do delito e periculosidade do agente [já que, através de embriaguez preordenada, assumiu o risco de assumir o volante com capacidade motora reduzida, utilizando-se de veículo como instrumento múltiplas lesões na vítima, a qual foi socorrida pelo SAMU de forma inconsciente e em estado grave]; 2) a necessidade de proteção física da vítima e de outras pessoas que poderão ser alvo do representado.

Marcos Amâncio é bastante conhecido na região e sua situação de saúde gerou forte comoção entre amigos e familiares, que têm mobilizado redes sociais em campanhas de oração e apoio. A família pede que a população se una em fé pela recuperação do jovem, que atualmente luta pela vida em estado crítico.

 

Por Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan