Esportes Libertadores
Com gol de joia, São Paulo bate o Libertad e assume liderança de grupo na Libertadores
A vitória foi construída no segundo tempo, com gols de Lucas Ferreira e André Silva. O time da casa ainda perdeu um pênalti.
23/04/2025 23h55
Por: Felipe Vilar Fonte: ESPN
Foto: Rubens Chiri/São Paulo

São Paulo é o novo líder do Grupo D da CONMEBOL Libertadores. Nesta quarta-feira (23), a equipe superou o Libertad no Paraguai, por 2 a 0, tirou a invencibilidade do rival e subiu aos 7 pontos, deixando os paraguaios com 6, na 2ª colocação.

A vitória foi construída no segundo tempo, com gols de Lucas Ferreira e André Silva. O time da casa ainda perdeu um pênalti.

Com o resultado, o Tricolor dá um grande passo para confirmar a classificação, já que, além de liderar o grupo, ainda tem mais dois jogos dentro de casa pela competição, contra o próprio Libertad e o Talleres. Antes disso, o time visita o Alianza Lima, no Peru, no dia 6 de maio.

O jogo

Foi um primeiro tempo de poucas oportunidades, mas as que surgiram, foram muito boas. Os donos da casa tentaram duas vezes, em chutes de cobertura de Óscar Cardozo e Melgarejo, que passaram muito perto do gol de Rafael.

Do outro lado, André Silva perdeu uma chance inacreditável. Em um lance confuso, Wendell cruzou na medida para o camisa 17 que, de frente para o gol, mandou por cima. Após a conclusão da jogada, a arbitragem marcou impedimento.

Na volta para o segundo tempo, Zubeldía apostou na entrada de Lucas Ferreira, que não demorou a marcar seu primeiro gol como profissional. Em belo contra-ataque, André Silva lançou para o jovem, que avançou pela direita e bateu cruzado para abrir o placar aos 16.

Atrás no placar, o time paraguaio foi para cima e conseguiu um pênalti, cometido por Wendell, que colocou a mão na bola dentro da área. Melgarejo bateu e acertou o travessão, perdendo ótima chance de empatar.

Aos 29, o meia teve a chance de se redimir, mas parou em Rafael. Wendell vacilou ao tentar cortar, Alan Franco falhou e Melgarejo saiu na cara do gol. Ele bateu, e o goleiro do São Paulo fez ótima defesa.

A pressão continuou intensa, com Rafael salvando em chutes de Caballero e Espinoza.

E quem não faz, toma. Em novo contra-ataque, Ferraresi recebeu e cruzou na medida para André Silva subir de cabeça e dar números finais ao jogo.

Já nos acréscimos, Luciano marcou o seu, mas o gol foi anulado por impedimento.

Classificação no Grupo D da Libertadores:

Próximos jogos do Libertad:

Próximos jogos do São Paulo:

Fonte: ESPN