O pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário, que teve início nesta quinta-feira (24), deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia brasileira, segundo informações oficiais do INSS.
Segundo o instituto, o benefício será pago até o mês de junho para cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários, com 50% da gratificação natalina sendo paga junto com o benefício deste mês. A segunda parcela está programada para o período de 26 de maio a 6 de junho, junto com o pagamento referente ao mês de maio.
De acordo com o INSS, os beneficiários com cartão de final 1 (dígito antes do traço) e que recebem um salário mínimo (R$ 1.518,00) serão os primeiros a receber os recursos. Já os que ganham acima do piso nacional receberão entre os dias 2 e 8 de maio, começando pelos segurados com final de matrícula 1 e 6.
Essa primeira parte do pagamento do abono vem sem descontos, como o do Imposto de Renda, por exemplo. O tributo, previsto para aqueles que pagam o imposto, é recolhido apenas na segunda parcela.
A consulta ao extrato de pagamento pode ser feita pela Central de Atendimento 135 ou pelo site e aplicativo Meu INSS. Para isso, basta acessar, inserir a senha do gov.br, clicar em “extrato” e verificar o pagamento.
O abono natalino está sendo pago aos beneficiários de aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte e outros auxílios administrados pelo instituto.
Já os segurados do BPC (Benefício de Prestação Continuada) — pago a idosos de baixa renda acima de 65 anos e a pessoas carentes com deficiência, equivalente a um salário mínimo — não recebem o abono adicional, pois não têm direito ao 13º salário.