A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e por determinação da Gerência de Vigilância em Saúde, iniciou a fiscalização para cumprimento das determinações da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB), que suspendeu a comercialização de produtos da empresa F.M Fabricação de Laticínios Ltda. e da marca Caicó. A ação está sendo executada pela Vigilância Sanitária Municipal, que integra a estrutura da Gerência de Vigilância em Saúde, responsável por coordenar as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental no município.
A medida tem como objetivo retirar imediatamente das prateleiras locais todos os produtos identificados nas Notas Técnicas nº 002/2025 e nº 003/2025, emitidas na quinta-feira (25/04), que apontam irregularidades sanitárias graves e risco à saúde pública.
De acordo com a Agevisa, está suspensa a fabricação, distribuição, comercialização, transporte e uso de todos os produtos da marca Caicó, bem como de todas as marcas fabricadas pela empresa F.M Fabricação de Laticínios Ltda., incluindo:
Segundo as notas, essas marcas foram produzidas sem as devidas autorizações sanitárias, com indícios de fraude, adulteração e descumprimento de normas legais e de segurança alimentar.
Em Patos, a Vigilância Sanitária está notificando os estabelecimentos comerciais para a imediata retirada dos produtos das prateleiras, uma vez que se trata de uma medida preventiva fundamental à saúde da população.
A Secretaria de Saúde reforça que a população pode contribuir denunciando pontos de venda que ainda estejam comercializando esses produtos. Para isso, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município pelo número de WhatsApp: (83) 98215-0236.
Confira as notas técnicas da Agevisa:
RCD 03.2025 Comercial Caicó.pdf
Secom – Prefeitura de Patos