Cinco pessoas foram presas e uma organização criminosa foi desarticulada durante uma grande operação deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Polícia Civil da Paraíba. A ação, batizada de “Operação DEVITA”, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e grande quantidade de drogas.
A operação teve como objetivo evitar homicídios iminentes e enfraquecer uma estrutura criminosa voltada ao tráfico de entorpecentes. Para isso, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, com apoio das delegacias DHE e DRF de Patos, além da UNINTELPOL e do GOC.
As prisões ocorreram nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Patos, Sousa e também em uma localidade no estado de Pernambuco, demonstrando o alcance interestadual da atuação criminosa e a resposta articulada das forças de segurança.
A ação integra a 2ª Edição da Operação Renorcrim, iniciativa da Rede Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).
Segundo as autoridades, a operação demonstra o compromisso e a eficácia das ações integradas entre a Senasp e as Polícias Judiciárias de todas as unidades federativas. O foco está na prisão de lideranças criminosas e na descapitalização das estruturas financeiras das facções que atuam em diversos estados do país.
Por Patos Online
Com informações da DRACO